fbpx
ART & DESIGN

Quais as vantagens do paisagismo em apartamentos?

03/09/2020

O paisagismo é uma prática muito comum, que vai além da construção de praças e jardins. Ele também pode ser aplicado em espaços onde existiu uma construção desordenada.

Com isso, recompõe espaços geográficos e organiza os ambientes, de modo a oferecer boas condições para quem o utiliza.

Quem trabalha com paisagismo não precisa apenas de bons conhecimentos em botânica e ecologia, mas também de arquitetura, pois dessa forma consegue combinar formatos e cores, bem como, criar um projeto exclusivo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é paisagismo e quais são as suas vantagens. Confira.

O que é paisagismo?

Paisagismo nada mais é do que projetar, planejar e preservar espaços livres, públicos ou não, e visa, de maneira geral, organizar a paisagem.

Com isso, todo um ambiente é repensado, para que o espaço tenha uma boa qualidade botânica, deixando-o mais bonito e funcional.

Quando procuram um paisagista, a primeira coisa que as pessoas pensam é em ter um jardim bonito, que traga um clima agradável para suas casas.

No entanto, um projeto de paisagismo residencial vai muito além da estética, levando em conta quatro características importantes, sendo:

  • Geográficas;
  • Hidrográficas;
  • Bióticas;
  • Humanas.

Além disso, considera o tamanho da circulação de pessoas em uma área, para que toda a beleza vegetal seja ressaltada, sem prejudicar a circulação. 

Portanto, é uma ótima opção para sacadas de apartamentos, por exemplo.

Vantagens do paisagismo para apartamentos

Morar em apartamento é viver em um espaço reduzido, que não conta com tantas áreas abertas e livres quanto uma casa.

Por isso, qualquer escritório de projetos de engenharia civil recomenda o paisagismo nesses espaços, afinal ele traz vantagens como:

Aproveitamento do espaço

O principal objetivo do paisagismo é aproveitar espaços internos e externos, tornando-os convidativos e fazendo com que atendam às necessidades das pessoas.

Isso porque quando o local não é bem aproveitado, pode causar incômodo e ser desagradável. 

Portanto, ao invés de ter uma sacada vazia, mal projetada ou com acúmulo de objetos, ela se transforma em um espaço bonito e bem decorado.

Estímulo dos 5 sentidos

O paisagismo envolve os 5 sentidos humanos, o que possibilita uma vivência sensorial rica nos ambientes. 

Para a visão e tato estão as inúmeras possibilidades de colorações e combinações, além das texturas.

Para o olfato, a consultoria ambiental do paisagismo leva até os apartamentos os aromas de flores e vegetais presentes. 

Para a audição, a possibilidade da presença de pássaros. Por fim, para o paladar, o cultivo de vegetações comestíveis.

Ou seja, mais do que um jardim, você pode contratar um paisagista para projetar uma horta dentro do apartamento.

Conforto estético e térmico

Além de deixar o espaço mais bonito, essa prática purifica e umidifica o ar. Isso acontece, porque o profissional possui estudo e técnicas, como orientação solar para chegar a um bom resultado.

Além disso, combina tons e estilos das mobílias, escolhendo as melhores opções em plantas para ambientes internos, que se dão bem em apartamentos. Também é possível projetar jardins suspensos – ideais para espaços pequenos.

O conforto térmico vem da vegetação, mas também da água e de outros itens que podem estar presentes no projeto, como guarda corpo de vidro para sacada.  

Saúde e bem-estar

As plantas absorvem o dióxido de carbono e outros gases que são prejudiciais à saúde, ao mesmo tempo em que liberam oxigênio para o ambiente.

Além disso, algumas espécies de plantas transpiram gotículas de água que umedecem o ar, como no caso da samambaia.

Ademais, o contato frequente com plantas relaxa e diminui o estresse, fazendo com que as pessoas se sintam mais calmas e tranquilas.

As plantas também estimulam o foco e a criatividade, portanto, é ideal para pessoas que moram em apartamentos e trabalham em casa.

Conclusão

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o paisagismo não é um tipo de projeto ideal apenas para quem mora em casa ou para espaços públicos, como praças.

Ele pode ser perfeitamente aplicado em apartamentos e é muito recomendado nesses locais para deixá-los mais organizados, bonitos e naturais.

Por meio dessa prática, é possível, mesmo que você tenha uma pequena sacada ou espaço livre, ter um jardim ou até uma horta bem estruturada, com tudo aquilo que você precisa para garantir um ambiente bonito e agradável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar