fbpx
DICAS

Quais as vantagens e desvantagens da cama japonesa?

28/10/2020

Há várias opções para deixar a sua casa com uma decoração bonita, sem deixar de lado o conforto e o aconchego que são indispensáveis para uma rotina agradável. Se você está planejando como será o seu dormitório, que tal considerar o uso de uma cama japonesa?

Quem se identifica com a cultura nipônica sabe que ela é cheia de significados e que contribui de maneira expressiva para que qualquer residência ganhe maior personalidade, criando um ambiente diferenciado e atrativo. 

Não à toa, muitos dos profissionais contratados para realizar o design de interiores de uma residência indicam o uso de elementos orientais para quem admira as características japonesas. 

Além dos diferentes artigos decorativos, um dos itens que podem ser utilizados na residência é a cama japonesa, uma opção interessante e bastante característica da cultura oriental. 

Se você tem interesse em conhecê-la melhor, siga na leitura deste conteúdo e saiba quais são as principais vantagens e desvantagens desse modelo de cama que vem ganhando destaque nos projetos decorativos de imóveis. 

As vantagens da cama japonesa

Para o planejamento da mobília de um dormitório é muito comum que o proprietário consulte uma loja de móveis planejados, de modo a encontrar modelos que atendam às suas expectativas. 

Uma opção que ganhou destaque nos cenários decorativos para quartos foram as camas japonesas, que possuem vantagens interessantes, tais como:

  • Benefícios para a saúde;
  • Sensação de amplitude no ambiente;
  • Versatilidade;
  • Funcionalidade.

A principal característica da cama japonesa é a sua altura, mais baixa do que nos modelos convencionais. 

Isso porque, na cultura japonesa, o ato de dormir próximo ao chão faz com que as energias sejam absorvidas pela terra e renovadas, o que resulta em uma maior qualidade do sono.

Há ainda outros benefícios para a saúde, como a melhora na circulação sanguínea, o relaxamento muscular e a correção da postura. 

Em paralelo, é possível dizer que a altura da cama japonesa confere uma sensação de amplitude no quarto, deixando-o com uma aparência mais organizada e agradável. 

Os modelos da cama japonesa ainda são considerados bastante versáteis, combinando tranquilamente com diferentes tipos de armários planejados para quarto.

Ao mesmo tempo, ela é funcional: a base utilizada para o posicionamento do colchão pode ter gavetas, por exemplo, nas quais podem ser armazenados livros, sapatos e outros tipos de artigos.

Por esses motivos, a cama japonesa é uma opção atrativa para quem está montando a casa e quer desfrutar de uma mobília bonita e de qualidade.

As desvantagens da cama japonesa

Como em qualquer situação, para uma escolha assertiva dos móveis que serão usados na sua casa, é importante considerar também os pontos negativos desse modelo de cama, para que a sua residência seja construída do jeito desejado. 

Nesse sentido, assim como a altura pode ser considerada uma vantagem, há quem possua dificuldades para se adaptar com essa característica, uma vez que exige um maior esforço para se levantar dela ao acordar. 

A limpeza do ambiente também pode exigir mais cuidado, já que a base da cama fica rente ao piso, Para essa questão, é indicado optar por bases móveis, de modo que se possa arrastá-las para remover a poeira acumulada no local. 

Também é possível mencionar que, por estar próxima do chão, quem utiliza a cama japonesa costuma trocar o colchão com maior frequência, pois a umidade e a pouca circulação de ar podem trazer ácaros e bactérias.

A dica para evitar esse tipo de dificuldade é a utilização de um protetor de colchão, que cobre a estrutura dele, criando uma camada de proteção extra e aumentando a durabilidade do colchão com sucesso. 

Considerações finais

A estética minimalista oriental vem ganhando destaque na decoração de imóveis, e a cama japonesa é uma alternativa interessante para quem se identifica com a cultura nipônica e quer ter elementos dela presentes no seu dia a dia. 

É possível utilizar esse modelo de cama em diferentes combinações, de maneira que a construção de um dormitório confortável pode ser feita com bastante facilidade. 

Por isso, se você busca versatilidade, funcionalidade, benefícios para a saúde e gosta de ambientes amplos, não deixe de considerar o uso da cama japonesa na sua casa, desfrutando de um móvel diferenciado e que deixará o seu lar mais bonito e confortável. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment