fbpx
realidade aumentada

Como a realidade aumentada pode ajudar na decoração?

Já não é segredo para ninguém que a tecnologia tem trazido elementos de grande importância para as empresas, tal como a realidade aumentada, que proporciona facilidade para diversos negócios.

Várias atividades que demandavam muito tempo e atenção, hoje podem ser realizadas mais rapidamente, graças às ferramentas encontradas no mercado.

Para um cliente que esteja procurando por piso vinílico em manta pela internet, por exemplo, a facilidade de conhecer um pouco mais sobre o produto pode ser determinante para a compra.

Assim, as fotos do item, as medidas, a composição e outros elementos envolvidos na fabricação do piso vão ajudar o comprador a identificar mais facilmente se aquele é o modelo ideal para a sua residência.

No setor de decoração e design, algumas tecnologias se tornaram fundamentais para a preparação e execução de projetos, como é o caso da realidade aumentada.

Com essa tecnologia, você consegue moldar um ambiente antes mesmo da obra ser executada. Dessa forma, os clientes podem opinar para que o resultado final seja satisfatório.

Por isso, a realidade aumentada vem ganhando grande importância para arquitetos e decoradores, facilitando o trabalho e garantindo mais assertividade nos projetos.

Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como a realidade aumentada pode ajudar na decoração de um ambiente, siga na leitura deste artigo.

A importância da realidade aumentada para o setor decorativo

 realidade aumentada

Com a busca por ferramentas eficientes para o setor, muitos decoradores encontram alternativas que podem facilitar a execução de projetos dos clientes.

A tecnologia da realidade promove uma combinação entre dois pontos: o real e o virtual. Com isso, diversas oportunidades são oferecidas para os profissionais.

Isso porque você pode verificar como ficaria um cômodo ao posicionar um rodapé branco virtual no espaço, sem que seja preciso instalar o produto verdadeiramente.

Desse modo, todo o trabalho ganha muito mais clareza, já que não se corre o risco de entregar um projeto concluído e ter rejeição por parte do cliente.

Sendo assim, a realidade aumentada pode trazer benefícios como:

  • Conhecer possibilidades decorativas;
  • Economia de recursos;
  • Segurança nas escolhas;
  • Conclusão mais rápida de projetos;
  • Entre outros pontos.

Ao utilizar um aplicativo de realidade aumentada, o decorador pode tirar uma foto do ambiente e posicionar um determinado elemento no espaço para visualizar a apresentação do local.

Essa ação diminui os custos envolvidos em projetos, já que o cenário pode ser visto rapidamente, sem que seja necessário delinear várias possibilidades, utilizando a praticidade de um aplicativo.

Ademais, a realidade aumentada garante mais resguardo nas escolhas, de modo que ao posicionar um item virtual na foto da sala do cliente, ele pode entender mais facilmente qual será o resultado do projeto.

Isso não só agiliza a conclusão de um trabalho, como também faz com que o proprietário do imóvel fique satisfeito.

A realidade aumentada na prática

 realidade aumentada

A realidade aumentada pode oferecer vantagens para diversos setores, otimizando a finalização de uma tarefa.

Em um plano de recuperação de áreas degradadas, por exemplo, é possível projetar como as modificações vão impactar o local, de modo a acelerar o trabalho como um todo.

Nesse sentido, os estabelecimentos que trabalham com objetos decorativos estão encontrando na realidade aumentada uma forma bastante eficiente de promover a venda dos seus produtos.

Afinal, o cliente consegue aplicar virtualmente o mesmo produto que está disponível no e-commerce, permitindo que o consumidor analise se um determinado produto vai combinar com a sua decoração atual.

Já uma loja de tintas que disponibilize um aplicativo para o seu público consegue ajudar os seus clientes, possibilitando que eles definam mais facilmente qual é a cor ideal para a pintura das suas paredes.

Com isso, a loja agiliza o processo de venda dentro do seu estabelecimento, além de garantir que o usuário do aplicativo seja beneficiado com o uso da realidade aumentada.

Muitas construtoras também apostam nessa tecnologia para promover a venda dos seus imóveis que ainda estão na planta, utilizando um equipamento específico para apresentar ao interessado como será o interior do apartamento.

Por isso, mais do que um simples elemento tecnológico, a realidade aumentada trouxe grandes benefícios para diversos setores, permitindo que os profissionais possam atuar de modo mais prático.

Sendo assim, tanto arquitetos quanto decoradores devem investir na utilização dessa tecnologia que fornece mais satisfação para o público consumidor.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.