Seu Imóvel

4 erros mais comuns em reforma de apartamento

22/07/2019
reforma de apartamentos

A reforma de apartamentos pode ser realizada em várias ocasiões — seja ao adquirir um imóvel novo, seja nos momentos que envolvem o cuidado e a manutenção do patrimônio. Em ambos os casos, é preciso ter muita atenção, caso contrário, corre-se o risco de cometer alguns deslizes e ter um grande prejuízo no final. 

E será que você sabe quais são os erros mais comuns praticados pelos moradores? Já adiantamos: na maioria das vezes, as pessoas investem em uma reforma sem qualquer tipo de planejamento.

Como não queremos que você passe por algo assim, neste post listamos os 4 erros mais frequentes entre aqueles que desejam fazer uma reforma. Acompanhe a leitura e descubra como encarar esse desafio com mais segurança e tranquilidade!

1. Falta de planejamento 

Assim como tudo na vida, a reforma de apartamentos exige muito planejamento. Afinal, nenhum projeto trará bons frutos sem que, ao menos, haja um bom preparo e organização. A recomendação é que, antes de arregaçar as mangas e partir para as obras, você observe alguns pontos interessantes nesse processo. 

O primeiro deles é ter plena consciência do que será alterado na obra. Por exemplo: se a sua parede está apresentando infiltrações, o ideal é ir até a origem do problema e não somente aplicar uma nova camada de tinta na superfície.

Feito isso, é o momento de partir para o orçamento. Pesquise bem, converse com diferentes profissionais e faça um levantamento do valor que será gasto. Também é importante checar o seu orçamento disponível. Para facilitar, elenque essas informações em um papel ou planilha digital para acompanhá-las com mais facilidade.

2. Problemas com vizinhos

Quem mora em condomínio já sabe: quando algum vizinho está em obras, é comum que os demais fiquem incomodados com o barulho, sujeira e outras particularidades. E para que você não seja um transtorno aos outros moradores e receba diversas reclamações, que tal tomar alguns cuidados antes de iniciar a sua reforma? 

Um deles é fazer uma aproximação com os vizinhos. Isso mesmo! Informe, amigavelmente, que nos próximos dias estará realizando uma reforma em casa e se coloque à disposição em caso de dúvidas ou problemas. 

Procure, ainda, conhecer os horários permitidos para fazer barulho, além de saber como você deverá lidar com as questões de limpeza e para onde levar o entulho acumulado na obra. Com esses cuidados, todo mundo sai ganhando! 

3. Priorizar o preço sem considerar a qualidade 

É provável que você já tenha ouvido este famoso ditado por aí: “o barato sai caro”, correto? Quando falamos sobre reforma de apartamentos, essa máxima é ainda mais relevante. Não é raro encontrar pessoas que priorizam os produtos e serviços mais baratos, valorizando somente a economia financeira do momento.

Ao contrário do que parece, essa situação pode se tornar uma verdadeira cilada. Muitas vezes, ao escolher um produto ou serviço barato demais, você corre o risco de investir em algo sem qualidade — aumentando, assim, as chances de prejuízos no futuro. 

Na hora de contratar um profissional, procure todas as referências dos seus últimos trabalhos. Verifique também se os seus registros profissionais estão em dia. Para o engenheiro, essa informação pode ser checada no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado. Já no caso do arquiteto, basta acessar o portal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Bem fácil!

4. Não ter autorização do condomínio

Por último, converse com o síndico do seu condomínio e peça autorização para realizar a reforma. Cada empreendimento tem um regulamento interno, e o seu dever, como um condômino, é respeitá-lo totalmente. Esse cuidado evitará não somente problemas burocráticos, como diversos acidentes estruturais. 

Em determinados casos, o síndico também costuma enviar um formulário para que os pormenores do projeto sejam informados previamente. É importante ter todos os dados em mãos para agilizar o processo.

Pronto! Evitando os erros listados e seguindo as nossas dicas, você tem tudo o que precisa para realizar uma reforma de apartamento tranquila, proveitosa e dentro do prazo estipulado.

Gostou de conhecer os erros mais comuns em reforma de apartamentos? Então, temos uma dica: para continuar acompanhando outros conteúdos relevantes como este, aproveite e assine já a nossa newsletter. Contamos com você!

manutenção preventivaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar