Arquitetura e Design

Reforma do apartamento: por onde começar?

18/07/2019
Reforma do apartamento

Pegar as chaves e fazer a reforma do apartamento é o sonho de quem adquire um imóvel. Mas, por ser uma tarefa que demanda muito tempo, essa realização pode ser complexa. 

Hoje, vamos ensinar o passo a passo para que a reforma do seu apartamento fique perfeita e do seu jeito.

Primeira fase: Pré-reforma

Reforma do apartamento

Você sabia que existem alguns passos que você precisa fazer antes de começar a reforma de apartamento de fato? Confira abaixo quais são elas:

Planejamento 

Nessa etapa, é necessário avaliar tudo que você sonha para o seu imóvel e analisar quais são as suas necessidades diárias para compor o seu lar.

Uma dica importante é pesquisar. Muitas vezes, temos uma ideia para determinado cômodo, mas não sabemos muito bem como executar ou se ela vai se encaixar no ambiente. 

As redes sociais estão recheadas de fotos para te inspirar. Na internet, você também pode encontrar blogs, portais e sites que podem te ajudar com dicas de decoração e reforma. Exemplos disso, são o Instagram e o blog da Decorati, parceira da Cyrela!

Feita a pesquisa, é hora de você fazer suas escolhas. Coloque no papel tudo que você irá precisar para alcançar o resultado necessário na reforma do apartamento. 

Essa etapa é de extrema importância, pois mudanças no meio do caminho podem atrasar a entrega da obra e fazer você gastar muito mais do que estava planejando.

Lembre-se de que uma reforma pode demorar de três a quatro meses para ficar pronta, dependendo da quantidade de espaço e da dimensão da obra.

Orçamento

Agora que você já decidiu tudo que sua reforma vai precisar, é hora de pesquisar o preço dos materiais e mão de obra.

Assim como o estilo, você pode cotar o valor cobrado pelos profissionais e ver quanto custam os materiais em lojas de construção.

O recomendado é que, mesmo você pesquisando todos os valores, guarde cerca de 20% ou 30% a mais que o valor estimado, como reserva.

Contratação de profissionais

Na etapa de orçamento, escolha os melhores profissionais para trabalharem na sua obra. Depois, apresente para eles a suas ideias. 

Aqui, você tem várias opções. É possível contratar um profissional para cada área, um empreiteiro que cuide da obra como um todo ou uma empresa que ofereça todos os processos em um só lugar. 

Segunda fase: Mão na massa

Reforma do apartamento

Finalmente, o momento tão esperado. Prepare-se para realmente começar a pôr a mão na massa e iniciar a reforma do seu apartamento!

O projeto

Lembra de todas as ideias que você levantou no planejamento? O ideal é contratar um arquiteto ou uma empresa que ofereça esse serviço para fazer o projeto arquitetônico do seu lar. 

O projeto vai te ajudar a se organizar dentro da reforma e não se esquecer de nenhuma etapa. Com ele, você consegue identificar onde ficará cada móvel e seus respectivos tamanhos. Dessa forma, é mais fácil elaborar e fazer as alterações necessárias na parte elétrica e hidráulica também.

Além disso, existem diversos outros benefícios. Não se trata apenas de ter o tamanho dos móveis totalmente de acordo com o espaço que você tem disponível no apartamento. O projeto também está relacionado à dimensão dos ambientes, circulação de pessoas no local e todas as suas necessidades. 

Energia elétrica

Parece óbvio, mas pode acontecer de você se esquecer de ligar a parte elétrica e já partir para a reforma pesada. Quando precisar de energia para alguma etapa, não vai ter e será preciso voltar à estaca zero. 

Por isso, não se esqueça dessa parte importante. Sabemos que a ansiedade é grande, mas tudo tem o seu tempo dentro de uma reforma de apartamento. 

Mudanças na parede

Dependendo das suas ideias e do seu projeto, você terá que rever o layout do imóvel.

Antes disso, você terá que falar com o síndico e avaliar o manual do proprietário para descobrir se as paredes são estruturais ou não. Se a resposta for positiva, você terá que alterar seu projeto para não colocar em risco a estrutura do prédio. Em obras assim, é imprescindível contratar profissionais especializados.

Eliminar pisos, bancadas e revestimentos

Pode ser que o piso que você escolheu possa ser aplicado com outro piso embaixo. Do contrário, você vai ter que tirá-lo antes de aplicar o novo. 

Aqui, não se esqueça de calcular o valor da mão de obra do pedreiro e uma caçamba para retirar o entulho do apartamento. 

Gesso + parte elétrica

Já começamos a falar dessa etapa alertando que ela é uma das que mais fazem sujeira na reforma de apartamento. O gesso solta um pó branco que é bem difícil de limpar. Por isso, não coloque os pisos e os móveis antes de concluir essa parte. 

A parte elétrica tem que ser feita antes da aplicação do forro de gesso. Assim, fios ficam escondidos dentro do forro. Mesmo que a área de trabalho seja a mesma, essas duas etapas precisam ser feitas separadamente.

Água

Quando você retira a bancada da cozinha e banheiro, a torneira é removida junto. Não se esqueça de deixar um ponto de água para os profissionais conseguirem trabalhar.

Além disso, um banheiro precisa estar utilizável para que os profissionais consigam usá-lo normalmente durante o dia.

Passar o impermeabilizante

Quem mora em apartamento já sabe que o impermeabilizante é essencial para um bom convívio com os vizinhos. 

Isso porque, ao tomar banho ou limpar a lavanderia, varanda ou outros lugares que tenham contato constante com água, sem uma camada de impermeabilizante, o morador do andar de baixo pode sofrer com infiltrações no teto. Caso isso aconteça, você terá que arcar com os custos da reforma dele também. 

Lembre-se de aplicar o produto antes da instalação dos pisos. 

Tomadas e interruptores

Avalie os tamanhos dos móveis do seu projeto e veja se as tomadas e interruptores estão adequadas às suas necessidades e aos eletrodomésticos que você vai utilizar em todos os cômodos. 

Se você precisar modificar as tomadas e interruptores, veja de novo com o síndico se as paredes são estruturais ou não. Em geral, os empreendimentos Cyrela são feitos a partir do método de alvenaria convencional.

Aplicação dos pisos cerâmicos e revestimentos

Escolha os pisos e revestimentos que mais combinem com a sua decoração. Calcule também o valor da argamassa, rejuntes e mão de obra do pedreiro ou azulejista. 

Se você optou por um piso vinílico ou laminado, não faça a aplicação nessa etapa. Continue lendo esse post que você vai descobrir a hora certa de fazer esse serviço. 

Bancadas, pias e acessórios

Para facilitar o processo, tente comprar tudo no mesmo lugar. Comprar tudo junto também facilita na hora da instalação. Saber o modelo de cooktop, torneiras e cubas ajuda na hora de furar as bancadas. Nessa etapa, um item depende depende do outro.

Contrapiso

Você pode decidir se quer fazer essa etapa antes ou depois da aplicação do gesso. Essa parte é muito importante, principalmente se você optar por um piso vinílico ou laminado. 

Pintura

Aqui, grande parte das pessoas prefere fazer o trabalho sem contratar um profissional. Antes de tomar essa decisão, analise se você tem sancas de gesso, parede de drywall, portas instaladas e o tipo de tinta. Esses fatores dificultam a pintura e talvez seja melhor contratar um pintor para garantir um serviço bem feito. 

Iluminação

É hora de instalar todas as iluminações que ficaram pendentes, como spots, plafons e luminárias.  

Instalação do piso vinílico ou laminado

Finalmente, uma etapa com pouca sujeira na reforma de apartamento!

É legal sempre instalar os rodapés depois dos móveis. Mesmo seguindo o projeto e deixando os espaços certos, pode acontecer uma incoerência de medidas. 

Também é bem mais prático concentrar a ida do fornecedor apenas uma vez na obra com tudo pronto para ele conseguir fazer o serviço do que várias vezes.

Móveis

Seus móveis podem ser planejados ou não. Se você optar por peças personalizadas, lembre-se de que as marcenarias demoram de um a três meses para entregar as encomendas. 

Sendo assim, o planejamento tem que incluir esse prazo para você não se prejudicar no futuro.

Arremate do rodapé

Agora sim, o rodapé pode ser finalizado. Chame a empresa novamente para que o serviço possa ser finalizado.

Esse processo precisa ser feito antes da pintura.

O recomendado é guardar uma demão para aplicar depois que todos os serviços forem atualizados. Em uma reforma, é comum que os profissionais acabem batendo na parede, coloquem a mão suja, entre outras coisas que podem prejudicar a pintura. Chame o pintor para dar uma demão ao final da obra. 

Conclusão 

Reforma do apartamento

Sabemos que a reforma do apartamento é um processo bastante trabalhoso. Por isso, a Decorati está aqui para te ajudar. 

Somos uma empresa que cuida de todos os processos da obra para você, desde o projeto, passando pela execução completa e a entrega das chaves na data combinada. 

Visite nosso site e conheça os nossos serviços!

Este conteúdo foi desenvolvido pela Decorati, parceira da Cyrela.

manutenção preventivaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar