fbpx
DICAS

Saiba como escolher o melhor revestimento para varanda

06/02/2020
revestimento para varanda

Para muitas pessoas, não existe nada melhor do que reunir os amigos ou os familiares em uma área externa para curtir os momentos livres. Justamente por essa razão, boa parte dos indivíduos estão adquirindo casas e apartamentos que apresentem um bom espaço exclusivo para essa finalidade e que, acima de tudo, transmitam uma atmosfera tranquila e aconchegante.

Contudo, na hora de decorar o local, é de extrema importância saber como escolher o melhor revestimento para varanda e, com isso, garantir um resultado impecável.

Da mesma maneira que acontece nos cômodos internos, esse ambiente exige bastante cuidado na hora de qualquer reparo ou reforma. E não se engane: além de pensar na aparência, é preciso considerar outros pontos importantes, que vão desde a estética dos materiais até a sua durabilidade e resistência ao calor, à chuva, ao frio ou à maresia.

Mas fale a verdade: será que, de fato, você sabe como realizar essa tarefa e acertar na decisão? Se “não”, continue acompanhando a leitura e siga as nossas recomendações. Temos certeza de que elas farão toda a diferença no seu projeto!

Analise as necessidades do espaço

O primeiro passo para adquirir o melhor revestimento para varanda gourmet é, sem dúvida, considerar as necessidades do espaço. Isso significa que você precisará verificar como funciona o fluxo de pessoas no local, quais as atividades são realizadas periodicamente e por aí em diante. Caso haja bastante movimento na área, é interessante apostar em um produto extremamente resistente, aumentando, assim, a durabilidade e a beleza do local.

Aqui, também é interessante considerar o nível de umidade do espaço. Por exemplo: varandas que estão sempre expostas à chuva ou localizadas próximas às piscinas precisam ser revestidas com pisos próprios para essa finalidade.

Em alguns casos, principalmente quando há crianças no ambiente, também é interessante investir nas versões com função antiderrapante, que evitam uma série de acidentes e permitem que todos realizem as suas atividades com mais conforto e segurança.

Considere as melhores opções do mercado

Felizmente, o mercado de construção é bastante variado, e você não terá dificuldades de encontrar diversas opções de revestimento para varanda. E durante a sua escolha, é válido considerar as versões mais utilizadas da atualidade, garantindo o máximo de qualidade e estética para o seu projeto. Quais são elas? Veja abaixo:

  • cerâmica: acessível, resistente, com longa duração e fácil manutenção. Pode ser instalada perto de churrasqueiras ou de demais áreas de lazer;
  • porcelanato: muito usado em salas, em dormitórios e, claro, em varandas. Prefira as alternativas acetinadas, que contam com um acabamento do tipo fosco e harmonizam bem com espaços rústicos;
  • ardósia: opção indicada para quem possui uma varanda frequentemente exposta ao sol e à chuva. É um material bastante resistente à água, mas que exige cuidado durante a sua manutenção. Também não deve ser usada por quem possui pets em casa, já que pode manchar com facilidade.

Harmonize o revestimento com a decoração

Assim que considerar as características do revestimento, você já pode escolher aquele que melhor conversa com o estilo decorativo do local. Se a ideia é transmitir total leveza, aposte nos modelos claros ou, até mesmo, em estampas discretas. No geral, essas alternativas conversam perfeitamente com móveis brancos ou fabricados em madeira de demolição.

Já para aqueles que desejam montar um espaço rústico ou com ares tropicais, vale abraçar a proposta dos charmosos tijolinhos. Nas lojas especializadas, é possível encontrar versões de variadas cores e dimensões, sendo as em marrom ou bege as mais indicadas para valorizar o projeto.

Ainda tem mais!

Em varandas abertas ou em locais com churrasqueira, uma boa saída é recorrer aos revestimentos de adesivos coloridos. Ideais para espaços cobertos e que carreguem uma proposta despojada, esses materiais garantem um bom destaque para a decoração da varanda e, de quebra, reforçam a sensação de acolhimento. Famílias grandes e com filhos pequenos costumam adorar essa pedida!

E então, após as nossas dicas, ficou fácil descobrir como escolher o melhor revestimento para varanda? Esperamos que sim!

Caso queira continuar recebendo outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar as novidades do universo imobiliário e de decoração em primeira mão!

Você também pode gostar