fbpx

Cozinha com backsplash: conheça este conceito por trás dessa opção de revestimento

Todas as coisas que são fornecidas para o mercado tendem a mudar com o tempo por conta da evolução das tecnologias e o aprimoramento de projetos em várias áreas. O mesmo acontece obviamente com o design de interiores. Vamos tomar como exemplo o ambiente de uma cozinha

No passado, era comum revestir todo o cômodo com azulejos e, frente a isto, instalar móveis e equipamentos. Agora, a moda são os backsplashes. Saiba mais.

Cíntia Mara Petronetto

O que são backsplashes?

Nós, brasileiros, levamos um tempo para aceitar certas ideias vindas do exterior. Mas, fora do país, um costume praticado há bastante tempo é primeiro realizar a instalação de armários de cozinha e depois fazer a aplicação dos revestimentos onde é necessário. 

Esta prática tem muitas vantagens, sendo a principal delas a economia de materiais que exigem uma instalação com mão de obra especializada.

Sabemos que o modo de cozinhar e até a própria assistência dada pelos aparelhos dentro da cozinha fazem o ato de cozinhar hoje muito mais simples. Por exemplo, os vapores que saem das panelas já não se espalham mais para o restante da casa, sendo melhor filtrados por depuradores de ar. 

As torneiras das pias podem ter o jato de água direcionado. E as bancadas, um recorte para impedir que a água se espalhe além dos seus limites.

Revista Viva Decora

Isso quer dizer que nem todas as paredes da cozinha precisam ser necessariamente revestidas com materiais impermeáveis. 

Sua proposta de decoração pode prever superfícies cobertas com argamassa e tinta – até mesmo de lousa – e outras superfícies com azulejos ou até mesmo placas de outros materiais, como pedras, fáceis de limpar. E é justamente essa espécie de frontão que poderá dar mais cor e estilo ao cenário.

SharonFliter Arquitetura e Interiores
Favorita Movdecor Favorita

Como escolher revestimentos para a cozinha de casa?

Vamos agora falar sobre quais as apostas de revestimento para backsplash que você pode fazer para a cozinha da sua casa. Nesse caso, pense qual o tipo de cobertura de parede que poderá proteger e destacar uma área de superfície. 

Cada vez que você precisar renovar o visual deste cômodo do seu imóvel, basta trocar apenas a faixa. Certamente este é o jeito mais prático e rápido de personalização de cozinhas.

Você deve se deter ao espaço vazio entre a parede da pia ou do fogão e os armários suspensos – é comum ver tal solução em projetos de cozinhas europeias e americanas. 

Se os gabinetes de armários já são muito estampados ou coloridos, coloque de pano de fundo peças mais lisas e neutras. Peças em cores como verde ficam ótimas para cozinhas e valorizam uma marcenaria em madeira natural.

Revista Viva Decora

Se quiser criar uma decoração em estilo vintage, uma boa opção de backsplash são as peças feitas em processo artesanal, com desenhos geométricos. O amarelo é uma cor bem alegre, e pode dar mais vida a cozinhas de armários brancos. 

As pastilhas em estilo “azulejo de metrô” são uma tendência atual e combinam com produções em estilo industrial. E outras peças à venda nas lojas possuem formato que permite uma paginação orgânica.

CASAon CASAon

A.M Studio Arquitetura

Opções de backsplashes para decoração de cozinha

Existem diversas opções diferentes de revestimentos que funcionam muito bem como backsplashes de cozinhas. Na hora de escolher um modelo para a sua casa, leve em consideração o tamanho da zona de cobertura. 

Quanto menor a área de parede entre os armários e aparelhos a ser coberta, menor deve ser o tamanho das peças, formando um desenho com mais juntas de rejunte – o contrário pode ficar bem esquisito.

Na sua casa, você pode usar como backsplash peças simples de azulejo – branco, preto e verde acinzentado estão na moda e podem dar à cozinha um visual minimalista interessante. Mas se não quiser apostar em cerâmicas, tudo bem. 

Existem também as pastilhas de pedra e de vidro; as placas de metal que imitam um visual oxidado; as placas de espelho; as placas de pedra; e as plaquetas de madeira.

Ark2 Arquitetura
CASAon CASAon
Alessandra Zeni e Liliana Zenaro

Você tem várias opções de materiais, fica até difícil escolher o mais bonito, não é mesmo?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.