fbpx
DICAS

[INFOGRÁFICO] 5 formas de manter a sua rotina familiar em casa!

07/07/2020
rotina familiar

Para muita gente, manter a rotina familiar é um desafio constante. Afinal, vivemos em uma época na qual temos mil e uma atividades fora de casa e tentamos sempre correr contra o tempo para aproveitar o dia ao máximo. Logo, conciliar agendas nem sempre é fácil.

Porém, em pleno isolamento social, no qual os brasileiros passam boa parte do dia no lar com os familiares, as pessoas estão se dando conta de que essa dificuldade continua; e não sabem o que fazer para reverter essa situação.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo que vai ser útil para permitir que você aproveite ao máximo a rotina com os seus entes queridos. Confira!

A importância da rotina familiar para a qualidade de vida

Em um primeiro momento, é necessário entender a importância da rotina familiar e como ela impacta a sua qualidade de vida. Isso porque ela não consiste apenas em se fazer presente na vida das pessoas que você gosta, fortalecer conexões com quem você mora ou ter com quem conversar e passar o tempo durante o isolamento social. É muito mais do que isso!

A rotina familiar envolve estreitar os laços com os seus parentes e ter a certeza de que, juntos, vocês vão se apoiar e ajudar uns aos outros, em todos os momentos da vida. Afinal, a família é a base tudo, não é mesmo? Ela é nosso alicerce, nossa fonte de suporte emocional. Portanto, um bom convívio familiar é indispensável para o bem-estar e saúde mental de qualquer indivíduo.

As formas de conseguir criar uma rotina com a família

Agora que já falamos sobre a importância da rotina familiar, é hora de apresentar algumas formas simples e eficazes para ter mais interação, parceria e união com seus parentes. Por isso, tome nota de alguns passos essenciais!

1. Tenham uma refeição em conjunto todos os dias

O primeiro passo é ter, pelo menos, uma refeição diária em que todos se reúnam à mesa e comam juntos — algo que deve ser repetido ao longo da semana até que se transforme em um hábito. Uma boa opção é o jantar.

Esse momento servirá não só para aproximar a todos e garantir que a família tenha hábitos alimentares saudáveis, mas principalmente para que você conheça seus familiares e entenda melhor o que se passa na vida deles.

Afinal de contas, o jantar é um momento de relaxamento e descontração no qual as pessoas se sentem mais dispostas a comentar sobre o dia que tiveram, falar sobre experiências pessoais, celebrar atos de bondade que presenciaram, mencionar quais atividades têm feito para passar o tempo, pontuar os desafios e surpresas de aulas online e trabalho remoto durante o isolamento social etc.

2. Reserve um tempo para uma atividade que reúna a todos

Fora as refeições, reserve um tempo em família para uma atividade que tenha como objetivo entreter, relaxar e divertir a todos — algo que é essencial para deixar os problemas de lado, reduzir o estresse e a ansiedade e desacelerar o ritmo no dia a dia.

Não é à toa que, quando algo é prazeroso e nos gera boas lembranças, nós queremos automaticamente repetir a experiência. Agora, imagine quando ela está atrelada à sua família? Percebe o quão produtivo isso pode ser para unir a todos? Como opções para esse momento, você pode sugerir uma sessão de filme, uma noite de jogos e disputas, uma competição de karaokê e o que mais a sua imaginação pensar.

3. Brinque e se divirta junto com as crianças

Já para quem tem crianças em casa, a sugestão é aproveitar os momentos de brincadeira para se unir a elas. Isso porque os pequenos ficam mais receptivos e abertos a interagir com os adultos justamente nessas situações. Basta uma vez ou outra na semana para você se envolver com o mundo dos seus filhos, entender como enxergam o momento que estão vivendo e se eles têm algum medo ou incerteza.

Essa é uma ótima oportunidade para mostrar que você está ali ao lado deles, independentemente do que necessitem. Também é importante validar o empenho de imaginação e criatividade que eles empregam nas brincadeiras — o que é excelente para a autoestima das crianças — e acompanhar o seu desenvolvimento.

crianças em casa

4. Façam exercícios em família

Fora o que já foi dito, você também pode reservar um tempo na agenda e reunir a família para que todos se exercitem juntos e adotem isso como parte do cotidiano. Pode ser algo feito diariamente, dia sim e dia não ou três vezes por semana, por exemplo.

O interessante é que esse tipo de atividade, além de promover saúde física e mental para todos os envolvidos — algo fundamental durante a quarentena —, oferece a deixa para que vocês criem um laço em torno de uma ou mais práticas esportivas, como yoga, pilates, musculação etc.

5. Mantenha os horários de trabalho de antes da quarentena

Outro passo importante é que, ao ter a possibilidade de fazer trabalho remoto, você mantenha os mesmos horários nos quais atuava na empresa antes do início do isolamento social. Ou seja, se na rotina normal a sua carga horária vai das 8h às 18h, com 2 horas de intervalo para refeição, continue colocando ela em prática enquanto trabalhar em casa.

Isso evitará que você se sobrecarregue por conta dos afazeres do escritório e acabe abrindo mão das atividades domésticas, das brincadeiras das crianças e dos horários livres em que pode interagir e se relacionar com a sua família. Sem esse controle, você corre o risco de que seu dia se resuma a resolver pendências da companhia.

Viu só como dá para manter uma rotina familiar leve, harmoniosa, com energia positiva e foco em produtividade e autocuidado mesmo durante o isolamento social? Portanto, siga o passo a passo sugerido e envolva todos os seus entes queridos nesse processo. Afinal, com união, é muito mais fácil encarar e superar os desafios impostos pela quarentena.

Gostou do post? Pois já que o assunto é isolamento social, aproveite para checar algumas das melhores práticas de limpeza durante o período de pandemia!

Você também pode gostar

Leave a Comment