fbpx
DICAS

Saiba como aliar ergonomia e design no seu apartamento

23/06/2020

Ergonomia é uma palavra de origem grega, que visa estudar o homem e seu ambiente de trabalho. Mas, atualmente, esse conceito é útil para outros locais, como na decoração de residências.

Afinal, garante às pessoas as condições necessárias para que possam se sentir confortáveis, produtivas e seguras em seu dia a dia. 

Daí a importância de decorar qualquer tipo de imóvel, incluindo os apartamentos, de maneira ergonômica.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre ergonomia e dar algumas dicas para incluir este importante conceito na decoração do seu apartamento.

O que é ergonomia?

Originalmente, ergonomia é uma palavra que diz respeito a um conjunto de disciplinas que organiza o ambiente de trabalho e as interações entre máquinas e humanos. 

Tem como objetivo:

  • Possibilitar conforto ao indivíduo;
  • Atuar na prevenção de acidentes;
  • Evitar o surgimento de patologias;
  • Promover a praticidade no dia a dia.

No que diz respeito à decoração residencial, a ergonomia visa trazer mais facilidades para os moradores, além de móveis que ajudem a preservar a boa postura e a saúde das pessoas.

Por isso, muitos estão em busca de reforma de poltrona, ou modernização de algumas mobílias para conseguir itens que sejam mais ergonômicos e confortáveis.

Isso tem acontecido, principalmente, por conta do aumento do home office, o que leva as pessoas a procurarem mais conforto para a decoração de seus apartamentos.

Dicas de decoração ergonômica

A indústria moveleira evoluiu muito, por isso, atualmente consegue unir conforto, beleza, design e praticidade nos móveis que fabrica. Isso traz mais possibilidades para as pessoas na hora de decorar.

Só que também é importante conhecer alguns aspectos da decoração, para que seja possível unir a ergonomia. 

Algumas dicas são:

Altura dos móveis

Móveis com altura correta fazem toda a diferença no dia a dia das pessoas, tanto num sofá quanto numa mesa ou até uma cadeira charles eames com braço

Para escolher a altura ideal, é necessário considerar as seguintes medidas:

  • Estatura de 1,50 a 1,60 – altura de 0,70 a 0,85 cm;
  • Estatura de 1,60 a 1,70 – altura de 0,85 a 0,95 cm;
  • Estatura de 1,70 a 1,80 – altura de 0,90 a 1,05 cm;
  • Estatura de 180, a 1,90 – altura de 0,95 a 1,10 cm.

Espaço na cozinha

Os espaços na cozinha são medidas importantes, pois se trata de um lugar em que é comum reunir muitas pessoas. 

Para que seja um espaço confortável para todos, o ideal é manter a distância certa entre os móveis.

Por isso, uma dica é apostar em móveis planejados, pois são opções que valorizam corretamente o espaço disponível, tornando-o mais ergonômico, confortável, prático, com belo design e confortável.

Sala de TV

As salas de TV, atualmente, comportam televisores cada vez maiores, o que ressalta a necessidade de considerar a metragem desse ambiente.

O aparelho deve ser instalado contrário a janelas, evitando a claridade. A distância entre a TV e o sofá é o número de polegadas x 2,5 x 3,5. 

Por exemplo, se a TV tem 50 polegadas, o sofá deve estar a uma distância de 4,37 metros.

Isso ressalta a importância de comprar um televisor de tamanho adequado. Portanto, se o seu apartamento é pequeno, não é recomendável uma TV tão grande.

Quarto

Um armário sob medida é ideal para os quartos de um apartamento, porque ele valoriza o espaço e respeita uma passagem mínima de 60 cm em cada lateral.

Ainda permite o uso de outras mobílias, como um criado-mudo, dando a folga necessária para que o morador possa circular pelo ambiente.

Além disso, essa distância permite a abertura de gavetas e portas do guarda-roupa, bem como a instalação de uma TV no quarto. 

Caso esta seja a intenção, a medida ideal é de 35 cm entre a cama e o televisor, mais a altura entre o piso e o colchão.

Dessa forma, fica mais fácil construir um ambiente ergonômico e com um design muito mais bonito e com estilo.

Conclusão

A ergonomia para apartamentos deve ser encarada como um ponto importante. É isso que vai garantir que o imóvel esteja preparado para atender às necessidades dos moradores no dia a dia.

Além de ter um espaço moderno e bem mobiliado, será funcional para as atividades do cotidiano e para uma qualidade de vida elevada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Você também pode gostar

Leave a Comment