fbpx

Saiba o que é cloffice e sua versatilidade

O cloffice é uma nova tendência arquitetônica que surgiu recentemente, com a ampliação das atividades realizadas em regime de home office nas empresas. A palavra mistura o próprio termo home office com a palavra closet, que significa armário.

Essa tendência surgiu com algumas blogueiras de moda, que montaram escritórios dentro de seus closets com mesa, computador e todo o aparato necessário para que elas pudessem produzir conteúdo.

Hoje, muitos projetos residenciais arquitetura já incluem o conceito de closet. Por conta disso, as pessoas já começam a pensar em como utilizar melhor o espaço, principalmente de formas mais criativas.

Essa tendência acabou se popularizando e encontrando outras áreas, principalmente aliadas aos conceitos de minimalismo que permeiam a maioria das decorações de imóveis hoje em dia.

Pode parecer pouco comum, mas é uma tendência que tem ganhado cada vez mais força no mundo inteiro, afinal, quanto mais tempo passamos em casa, mais conseguimos criar uma rotina que simula o padrão de trabalho e nos permite ter uma quebra de rotina.

Hoje em dia, poucos apartamentos têm espaço o suficiente para você criar um ambiente de home office. Por conta disso, muitas pessoas estão buscando formas criativas de ter o espaço adequado.

Por que usar um cloffice?

Se você já trabalha de casa, deve ter uma série de queixas sobre a falta de privacidade ou de silêncio durante o período de trabalho. Isso acaba prejudicando sua produtividade e pode afetar seu emprego.

Por conta disso, muitas vezes o ideal é encontrar um local onde você possa fazer seu trabalho sem interrupções e que você possa simplesmente deixar quando o expediente acabar. Esse modelo de estrutura é a definição perfeita para um cloffice.

Além de possuir um espaço mais reservado para o trabalho, você pode simplesmente deixar o local fechado quando não estiver em horário de serviço, aproveitando todo o espaço como um armário.

Assim, você consegue desassociar o trabalho e a vida pessoal, descansando muito mais.

Um dos principais motivos para usar a técnica é a distribuição de espaços, assim você consegue explorar sua própria casa para criar um bom ambiente de trabalho, bem como de descanso.

O segredo para conseguir um bom resultado ao implementar um cloffice em sua casa é justamente pensar na divisão dos espaços, e em como você consegue explorar melhor cada parte de sua casa.

Como fazer um cloffice?

Fazer um cloffice em sua casa pode ser mais simples do que parece. Embora a opção de utilizar um móvel planejado seja a mais adequada inicialmente, sobretudo se você tiver pouco espaço para explorar, esta opção pode acabar extrapolando seu orçamento.

Existem diversas maneiras de explorar esse conceito, entretanto. Se você gosta da ideia de DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), pode utilizar uma caixa pallet papelão para criar uma boa estrutura para seu cloffice.

Entretanto, você pode colocar alguns elementos simples para compor seu cloffice. Dentre os equipamentos de escritório, você só precisa de:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Cadeira para o trabalho;
  • Itens de papelaria.

A mesa para apoiar os equipamentos acabará sendo o próprio móvel. Você pode procurar armários grandes e que se encaixem nesse perfil para conseguir explorar melhor a ideia do cloffice, sem precisar partir para um planejado.

Investir em prateleiras pode ser uma boa opção também, sobretudo para manter a mesa do espaço limpa, uma vez que o local normalmente é bem reduzido. Assim, uma estante de inox também pode fazer a diferença em sua decoração.

Além disso, é interessante que você escolha para o ambiente um lugar com boa iluminação. Quanto mais claridade você conseguir durante o dia, melhor. 

Além de reduzir custos com energia elétrica, o ambiente acaba passando um ar de renovação, muito mais adequado para passar o dia trabalhando.

Considerações finais

Este novo modelo de design está se tornado cada vez mais popular por sua inovação e versatilidade. Por isso, utilizar o cloffice está sendo uma tendência que provavelmente vai ficar um bom tempo em funcionamento.

Ademais, a utilização de etiquetas coloridas, por exemplo, para separar os itens necessários do escritório pode acabar sendo um diferencial que dá o charme para este novo tipo de ambiente.

É importante lembrar de dar um toque especial para seu escritório, pode ser com o uso de bonecos, plantas, livros ou qualquer coisa que deixe o ambiente agradável e estilizado para você aproveitar melhor seu tempo ali.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.