Seu Imóvel

Segurança e design: como acertar na escolha do corrimão

18/11/2019
Segurança e design

Escolher elementos bonitos para compor as estruturas internas e externas da sua casa é essencial. Mas, quando se trata da escolha de um corrimão, também é necessário investir em segurança.

Afinal, ele é um item de proteção de grande importância para qualquer tipo de edificação. Além disso, em locais em que há a presença constante de crianças e idosos, ele torna-se fundamental para garantir a segurança dessas pessoas.

Por isso, você deve escolher um modelo de corrimão que atenda ao seu gosto e necessidade, deixando a sua residência mais bonita e segura ao mesmo tempo.

Abaixo, serão abordadas algumas dicas relacionadas ao assunto, de modo a auxiliar a sua escolha pelo corrimão ideal para a sua casa.

Quais são os tipos de corrimão e como escolher o modelo adequado?

Segurança e design

Existem diferentes modelos de corrimão, que podem ser escolhidos de acordo com a decoração interna do seu imóvel.

Para ambientes externos também há diversas opções. A dica, neste caso, é apostar em materiais que possuam maior durabilidade, já que ficam expostos constantemente à ação do tempo.

Entre os tipos mais utilizados em residências, estão:

  • Corrimão de madeira;
  • Corrimão de ferro;
  • Corrimão de aço inox;
  • Corrimão de alumínio;
  • Corrimão de vidro.

A opção mais adequada, certamente, será aquela que orna de maneira interessante com a sua decoração.

Assim, um corrimão de madeira pode ser perfeitamente posicionado na parte interna de uma casa, combinando com uma escada viga central que possua degraus do mesmo material.

Outra possibilidade que pode ser levada em conta é a de que o corrimão deve seguir o mesmo design do guarda-corpo da sua escada.

Por isso, se você optou por um guarda-corpo de vidro, um corrimão com o mesmo material cria uma harmonia no ambiente.

Para a área externa, certamente um dos tipos mais recomendados é o corrimão de inox, dada a sua resistência à corrosão.

É válido ressaltar que existem diferentes designs de corrimão. Há acabamentos retangulares, redondos, inteiriços, vazados, etc.

Deste modo, é possível optar por aquele que atenda o seu desejo, levando em consideração que ele é um elemento fixo dentro do seu imóvel.

Segurança: as normas para a instalação de um corrimão

Segurança e design

Apesar de muita gente não conhecer, existem normas para que a instalação de um corrimão seja feita de maneira adequada.

Por isso, as normas NBR 9050 e NBR 9077 informam sobre as características de segurança na instalação de um corrimão, levando em consideração a segurança de quem utiliza uma escada.

A primeira regulamentação menciona que a altura de um corrimão deve estar entre 80 e 92 centímetros de altura, em relação à superfície.

Para crianças, a altura ideal de um corrimão é de 70 centímetros. Nesse caso, é possível adquirir um modelo duplo para a sua residência, tornando a escada ainda mais segura.

Há também uma determinação sobre a distância do corrimão em relação à parede. Em ambientes internos, pede-se um vão de no mínimo 4 centímetros, enquanto nos externos é ideal que esse espaço seja de 10 centímetros.

Essas exigências visam garantir a segurança das pessoas durante a sua locomoção por escadas, de modo que o apoio oferecido pelo corrimão evite quedas.

Limpeza e manutenção de um corrimão

Segurança e design

A depender do tipo de material escolhido para o seu corrimão, você precisa tomar alguns cuidados na conservação do item, para que a durabilidade seja estendida.

No caso de um corrimão de alumínio para escada, por exemplo, a limpeza pode ser feita com um pano úmido para remover a sujeira e outro seco para finalizar o processo.
Para corrimão de vidro ou de aço inox, deve ser seguido o mesmo procedimento. 

Como esses materiais não exigem produtos específicos para sua conservação e manutenção, o procedimento de limpeza segue o mesmo padrão daqueles que são aplicados em esquadrias de alumínio preço, restaurando sua aparência rapidamente.

No caso do corrimão de madeira, é necessário utilizar produtos específicos que limpem e lustrem o material para que ele permaneça reluzente.

A manutenção de um corrimão é recomendada periodicamente, para que seja realizado o aperto de parafusos, ou para que seja substituído caso a sua estrutura seja danificada.

Desse modo, garante-se que o item estará sempre apto para uso, exercendo a sua função de tornar o deslocamento mais seguro, ao mesmo tempo em que embeleza a área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar