fbpx
Smart Cities

Smart Cities: conheça os projetos mais inovadores até o momento

Você já ouviu falar sobre as Smart Cities? Esse conceito direciona a tecnologia para a melhoria de vida dos habitantes do local. Dessa maneira, recursos e estratégias são aplicados na cidade para aumentar o crescimento econômico e garantir a satisfação e a qualidade de vida dos habitantes, mantendo, é claro, a responsabilidade sustentável.

Você se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, siga a leitura para descobrir as principais características de uma Smart City e conhecer algumas cidades inteligentes pelo mundo!

As principais características de uma Smart City

Agora que você já sabe o que é uma Smart City, deve estar querendo entender mais sobre o assunto, certo? Pois bem, agora é hora de detalhar essas cidades inteligentes para compreender quais são os diferenciais desses locais.

Veja agora uma lista rápida das principais características dessas cidades:

  • mobilidade facilitada: as soluções de infraestrutura ligadas ao transporte consideram a otimização de recursos, como o tempo dos habitantes e o espaço na cidade;
  • mentalidade sustentável: o planejamento urbano da cidade inteligente está diretamente ligado ao meio ambiente. Dessa forma, as melhorias do presente não prejudicam o futuro;
  • desenvolvimento econômico: todas as mobilizações para melhorias na cidade também estão ligadas à inovação e ao desenvolvimento empreendedor, a fim de garantir eficiência na economia local;
  • diversidade cultural: uma smart city é diversa e preza o acesso à cultura e à educação para a população.

Exemplos de Smart Cities pelo mundo

Já deu para perceber que a experiência de moradia ou até mesmo de visitas a uma Smart City é bastante promissora, não é mesmo? Nos próximos tópicos, você conhece duas cidades inteligentes do mundo. Acompanhe a leitura para saber mais!

Amsterdã, Holanda

A cidade de Amsterdã conquistou o 8.º lugar no ranking da IESE (Instituto de Estudos Superiores da Empresa) em 2020 e destaca-se pelos projetos e compromissos ligados à redução de poluentes. Uma das principais características da capital da Holanda é a grande presença das bicicletas, já que esse meio de transporte é adotado por grande parte da população.

Mas esse não é o único diferencial dessa smart city. O compromisso de Amsterdã com a redução de poluentes se consolidou no projeto Clean Air Action Plan, que visa a diminuição para zero das taxas de gases poluentes para o setor de transporte da cidade. Uma das estratégias que serão adotadas para isso é a substituição de veículos movidos a gasolina ou diesel pelos automóveis que funcionam à base de hidrogênio ou energia elétrica.

Curitiba, Brasil

Você gostou de ver uma cidade brasileira nesta lista? Pois fique sabendo que Curitiba não é a única smart city do nosso país! Porém, a capital do Paraná ganha destaque pela questão ambiental, apresentando diversas soluções sustentáveis aos moradores e dezenas de áreas verdes pela cidade. 

Alguns pontos que podem ser destacados em relação à inteligência da cidade de Curitiba é o programa de coleta seletiva que favorece a reciclagem na capital e a estrutura de transporte coletivo, que é sustentável. Por lá, certos veículos funcionam à base de eletricidade e de biocombustível. 

Chegando até aqui você descobriu o que são as Smart Cities, as suas características e conheceu exemplos de cidades inteligentes. Note que uma cidade inteligente preza pelo conforto das pessoas e pela otimização de recursos disponíveis. 

Falando em conforto e otimização de recursos, que tal aplicar esses conceitos dentro da sua casa? Siga a leitura e conheça mais sobre os imóveis inteligentes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.