fbpx
ART & DESIGN

Inove com a sobreposição de tapetes

11/11/2020

Se você der uma olhada rápida, neste exato momento, em publicações de sites e revistas de decoração, irá se deparar com uma tendência bem curiosa. É a de sobreposição de tapetes e essa moda veio para ficar. Confira como usar esta técnica e a maneira ideal de utilizá-la em sua casa.

Casa Cor Paraguai

O que é sobreposição de tapetes?

O que é sobrepor? É colocar coisas uma sobre a outra. Mas, no caso da sobreposição de tapetes, embora tudo pareça ser feito de modo improvisado, tem uma lógica por trás. Há basicamente duas razões para a esta sobreposição. 

Primeiro, preencher uma área maior de piso com tapetes pequenos, se estas são as únicas peças disponíveis para um ambiente. Segundo, criar algo único, diferente de tudo, para a personalização de uma decoração.

A sobreposição de tapetes pode gerar uma série de desenhos diferentes sobre os pisos dos ambientes decorados. É possível agrupar os tapetes de modo simétrico e assimétrico também. 

Tudo vai depender de uma estratégia de projeto, principalmente levando em consideração as principais características dos tapetes utilizados nesta técnica de design. Mas a sobreposição jamais deverá comprometer a segurança dos moradores.

“Todo tapete pode fazer parte de uma composição sobreposta, sendo importante ficar atento à altura dos mesmos para garantir conforto ao caminhar, a conjugação de cores, texturas e desenhos para se obter harmonia no ambiente.” – Bruno Vianna e Ivana Seabra.

Renato Teles Arquitetura e Joanna Marino
Deu Decor

Quais tapetes podem ser sobrepostos?

Não existem regras fixas em decoração de interiores. Contudo, neste caso, podemos abrir uma exceção. Bem, não é adequado sobrepor um tapete fino, de pelos curtos, sobre um tapete peludo, ou seja, de fios mais longos. Isto poderia deixar o caminhar sobre os mesmos bem desconfortável e até inseguro – algo que ninguém deseja. 

Devemos ressaltar que não é coerente também colocar um tapete de pouco valor monetário e estético sobre um tapete caro, histórico ou de valor afetivo.

As combinações de cores e estampas destes tapetes é outra coisa que precisa ser pensada. Tapetes lisos e de mesma cor, juntos, não faria muito sentido; ou, então, de estampas muito chamativas e em estilos diferentes. Vamos explicar. Se quiser fazer uma sobreposição correta, use, por exemplo, tapetes de mesma materialidade, em baixo um liso e em cima tapetes de estampas semelhantes e cores iguais.

Revista Viva Decora e By Kami
Revista Viva Decora

Você pode justamente usar qualquer movimento visual gerado pela sobreposição de tapetes para guiar a circulação de pessoas na direção para qual deseja que elas sigam. 

Ou pode criar, com a sobreposição, um movimento diferente em uma decoração considerada “parada” demais, monótona. Independente do caso, é interessante sempre tentar criar uma combinação harmoniosa para a casa.

Um caminho a seguir neste tipo de decoração é colocar tapetes lisos, de tons diferentes, juntos.

“(…) para criar harmonia, é importante ter comunicação entre as cores, misturar uma peça estampada e uma lisa, além de trabalhar com texturas.” – designer de interiores Maju Hosken, em reportagem de Correio Braziliense.

Ou tapete com borda em baixo e um tapete menor, com design diferenciado, enquadrado bem no centro desta falsa moldura. Tapetes de estampas diferentes em mesma cor; ou estampas iguais em tons diferentes. Sempre sobrepostos tapetes de fibras da mesma origem – natural com natural, sintético com sintético. E também do mesmo estilo – artesanal com artesanal, de fabricação em série com fabricação em série.

Consuelo Jorge e Léo Shehtman
Sandro Clemes e Máira Ritter

Onde é possível fazer sobreposição de tapetes?

“Tapetes sobrepostos demonstram grande capacidade compositiva, é a possibilidade de ousar, mantendo a elegância.” – arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, em reportagem de Emorar.

Sobreposição de tapetes, por muitas razões, não é algo aconselhável para se fazer em ambientes de serviço – como garagem, cozinha e lavanderia, ou mesmo em ambientes de circulação – como hall de entrada e corredores. 

Porém, nos demais ambientes da casa pode funcionar muito bem. é possível ver exemplos de lindas decorações de salas e quartos com sobreposição de tapetes. Por que não experimentar na sua casa?

CASA COR 2016

Estas dicas de sobreposição de tapetes foram criadas pela equipe Viva Decora

Você também pode gostar

Leave a Comment