Lifestyle

7 ideias para fazer um spa em casa

01/06/2018
incenso

Não há como negar que nossas rotinas andam cada dia mais agitadas. Trabalho, estudos e compromissos pessoais ocupam toda a nossa agenda e, no fim das contas, quase não sobra tempo para descansar. Para mudar esse cenário e ter muito mais qualidade de vida, já imaginou ter um spa em casa? Isso mesmo! O seu lar pode contar com uma área especial para relaxar e renovar as energias após aquela semana estressante.

Para realizar essa mudança, você precisará investir em uma série de detalhes, como a utilização de velas, a instalação de uma banheira e, inclusive, um bom planejamento luminotécnico. Quer saber mais? Neste post, listamos 7 ótimas dicas para você criar um ambiente muito agradável. Confira!

1. Abuse de velas e incensos

Que tal começar a preparar seu espaço? Ao investir em detalhes simples, é possível transformar toda a atmosfera do cômodo. Uma boa maneira de começar a mudança é utilizando velas ou incensos. Esses produtos são ótimos para deixar o local perfumado e, de quebra, criar um clima mais intimista — e que é a cara de um spa!

Agora, se você deseja relaxar completamente, a nossa dica é desligar as luzes e apostar em uma iluminação exclusiva à luz de velas. Ainda é possível escolher entre as opções perfumadas ou não. Os incensos, por sua vez, são ótimos para transmitir tranquilidade e deixar a mente mais relaxada. Ótimas alternativas de aromas são alfazema, jasmim e lavanda. 

2. Utilize móveis especiais para essa finalidade

Quando falamos em spa, automaticamente, pensamos em um espaço extremamente confortável e acolhedor. Então, que tal levar esse efeito para mais perto de você?

De forma equivocada, muitas pessoas acreditam que, para criar um spa em casa, é preciso ter uma banheira ou ofurô. Nada disso! Para acertar em cheio na produção do ambiente, basta você encontrar móveis ou objetos que sejam capazes de transformar o seu cômodo em um lugar bem relaxante.

Atualmente, o mercado conta com uma boa variedade de produtos, como esteiras, cadeiras capazes de deitar, e até mesmo as charmosas redes — que, além de serem totalmente relaxantes, ajudam a deixar o seu cômodo ainda mais charmoso, principalmente, se tratando da varanda!

Na hora de escolher os móveis, prefira os modelos em madeira ou em fibras naturais, como a palha e o bambu. Esses materiais criarão uma atmosfera rústica e, ao mesmo tempo, refrescante e natural para o seu lar. Experimente!

3. Cuide da iluminação do ambiente

A iluminação tem um papel fundamental em qualquer espaço, e com o spa não seria diferente! Nesse caso, o melhor caminho é optar por luzes mais brandas, acolhedoras e que ajudem a intensificar a proposta de um local intimista. Evite as luzes invasivas e que possam atrapalhar o seu descanso.

Além das velas, que cumprem muito bem a proposta de um spa, você pode investir em lâmpadas amareladas e de baixa intensidade. Elas podem ser instaladas em lustres, arandelas ou embutidas, para criar uma iluminação indireta.

Se você deseja caprichar ainda mais na produção do local, a cromoterapia é uma excelente opção! Com ela, são utilizadas luzes coloridas e cada cor é responsável por transmitir uma sensação e emoção diferente para o nosso corpo. Para esse tratamento, basta utilizar lâmpadas halógenas. Inclusive, o tom mais utilizado é o azul, que tem a capacidade de acalmar e tranquilizar o ambiente. Vale a pena!

4. Coloque uma música relaxante

Você sabia que a música é constantemente usada como um mecanismo incrível para reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão? Muitos não se dão conta, mas uma boa trilha sonora pode melhorar — e muito! — o nosso dia. Para o seu spa em casa, não deixe de instalar um aparelho de som no ambiente. Com tudo pronto, crie uma playlist com músicas agradáveis, calmas e relaxantes.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos alguns pontos que farão toda a diferença. Veja:

Prefira músicas sem voz

Isso porque o canto pode fazer com que você se distraia e até se deprima. Fuja das canções sobre corações partidos e procure opções de vocal suave e com mensagens positivas. Na internet, você pode encontrar músicas com sons da natureza, como cachoeira ou sons do mar. Faça o teste!

Preste atenção no ritmo

Você até pode escolher uma música com um ritmo mais acelerado. No entanto, ao longo da seleção, coloque canções que vão diminuindo essa intensidade gradualmente. Você pode não acreditar, mas isso ajudará você a relaxar aos poucos.

Feche os olhos e sinta o som

Com a playlist tocando, é o momento de se acalmar. Mergulhe na música, prestando atenção em todos os seus detalhes — seus instrumentos, ritmo, batidas. Em pouco tempo, você esquecerá dos problemas!

5. Invista na decoração

Geralmente, quando criamos um spa em casa, toda a estrutura é montada em ambientes como o banheiro, a varanda ou, inclusive, os dormitórios. Uma boa forma de intensificar esse clima relaxante no local é investir na decoração do espaço. Como isso pode ser feito? Comece analisando as cores do ambiente.

Confira a cor das suas paredes e dos móveis. Para essa proposta, o mais recomendado é priorizar elementos de tonalidade clara. Além de transmitir a sensação de amplitude e limpeza, esses tons são ótimos para tranquilizar a mente. Revestimentos, armários, nichos e objetos decorativos podem carregar essa proposta. Entre as cores mais utilizadas, as que mais se destacam são o branco, o bege e o azul-claro.

Para deixar o ambiente com mais originalidade, é possível recorrer às texturas e ao uso de outros materiais. A madeira, por exemplo, é excelente para criar contraste e adicionar mais acolhimento à decoração.

6. Mantenha o espaço organizado

Já reparou que um ambiente bem organizado consegue oferecer muito mais tranquilidade e bem-estar em nosso dia a dia? Por se tratar de um spa em casa, essa ideia deve ser aplicada diariamente! Afinal, de nada adianta ter todos os elementos próprios para o descanso se, no fim das contas, o local vive desorganizado, certo?

Aqui, a nossa dica para manter a organização é evitar os excessos. Os locais utilizados para essa finalidade, como a varanda, o quarto ou o lavabo, não costumam ser muito amplos e, sendo assim, você precisará utilizar somente o que for essencial. 

Faça uma faxina e elimine tudo o que já não tiver tanta utilidade. Após esse passo, aproveite os armários, nichos, prateleiras e balcões para organizar os seus pertences.

Se estiver com dificuldade, utilize objetos próprios para a organização, como é o caso das caixas organizadoras, divisórias para gavetas e potinhos para armazenar produtos de higiene. Instantaneamente, você notará a diferença!

7. Aposte em vasos e arranjos de flores

A cor verde é constantemente usada para proporcionar um clima tranquilizante nos ambientes. E, claro, esse efeito pode ser alcançado com a utilização de vasos de plantas, flores e arranjos. Além de levarem mais vida e cor ao espaço, esses elementos graciosos colaboram para deixar o ar mais refrescante e, ainda, acalmar a nossa mente.

Para não errar na escolha, procure por espécies que sobrevivem bem à umidade e em espaços com pouca luz. As mais indicadas para essa finalidade são avenca, peperômia, tillândsia e a planta mosaico. Escolha a sua preferida!

E então, gostou das nossas dicas sobre como montar o seu próprio spa em casa? Aproveite a leitura e compartilhe essas informações com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão adorar!

Você também pode gostar