Tecidos para a decoração: veja como escolher
Muito além de tapetes e roupas, os tecidos nobres também são aliados na hora de decorar a sua casa, servindo como ótimos revestimentos de parede.
Se isso é novidade para você, saiba que essa tendência está ganhando cada vez mais espaço, conquistando arquitetos e designers de interiores em todo o mundo, devido à praticidade na hora de decorar, fora a grande variedade de combinações.
No artigo de hoje, conheça algumas dicas de como escolher tecidos nobres para revestimento de parede e ter um ambiente muito mais moderno. Acompanhe a leitura!
Quais são os melhores tecidos para revestimento?
É possível encontrar uma grande infinidade de tecidos para revestimentos, mas há alguns materiais que se destacam no mercado, pois eles funcionam bem em qualquer projeto de decoração e podem ser adaptados aos mais diversos estilos.
Um exemplo é o jacquard, que cai bem em quaisquer projetos de decoração, por apresentar uma grande resistência e durabilidade, além de ter uma textura sofisticada.
Esse tecido conta com um alto relevo bastante suave, que dá um toque de requinte ao ambiente. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem deseja sofisticação, mas sem perder a modernidade.
Já os tecidos de tricoline também são resistentes, mas têm um aspecto mais leve em comparação ao jacquard. Por isso, o ideal é aplicar esse material em um dormitório, para contribuir com a sensação de relaxamento.
Ainda nos quartos, outra opção bastante recomendada é o piquet, também leve e macio, mas que tem uma textura mais palpável do que o tricoline. É um tecido que cai muito bem para os quartos de crianças, por exemplo.
Mas se você é daquelas pessoas que gosta de fugir do convencional, uma tendência marcante é o jeans, a juta ou a chita. Esses tecidos são muito diferenciados e dão um toque mais industrial à decoração.
Por isso, eles combinam bem com móveis de madeira de demolição, tijolos aparentes e metais de construção civil. É uma forma de imprimir modernidade ao ambiente.
Porém, se você preferir uma decoração mais sofisticada, o uso do tecido de veludo aparece como uma sugestão. Esse material é ótimo para quem mora em cidades com um clima mais frio, visto que ele contribui com o isolamento térmico.
Como fazer a aplicação do tecido?
Depois de escolher o melhor tecido, de acordo com o seu gosto pessoal e o estilo do cômodo, é o momento de fazer a instalação. Aqui, é uma das partes mais complicadas, mas não tão difícil quanto se pensa.
Inclusive, é possível encontrar tecidos adesivados próprios para revestimentos em parede. Isso facilita muito a vida, já que você não precisa ficar passando cola.
Mas se você optar pela instalação da maneira tradicional, vale a pena seguir o passo a passo abaixo, para garantir que o tecido fique bem bonito como revestimento:
- Deixe a parede limpa, lisa e sem irregularidades;
- Pregue o tecido com marcação, para evitar desnivelamento;
- Use um pincel largo com cola extra forte;
- Estique bem o tecido e passe a cola com o pincel;
- Trabalhe com faixas, para facilitar a aplicação.
O recomendável é passar a cola, pelo menos, duas vezes, mas é preciso esperar a primeira demão secar, antes de aplicar a cola novamente.
Depois, corte as dobras do tecido com um estilete, para retirar os excessos que podem ficar aparentes na decoração.
Vale a pena verificar se o seu tecido combina com outros artigos da casa. Por exemplo, se você tiver uma persiana romana, o ideal é escolher um tecido mais clássico, já que o jeans não vai combinar nada com a decoração.
Se necessário, peça ajuda para um designer de interiores ou um arquiteto, pois esses profissionais podem sugerir o melhor tecido, levando em conta a decoração prévia da sua casa, bem como o seu estilo pessoal.
Conclusão
O que achou de usar tecidos nobres para revestimento de parede? Essa ideia já tinha passado pela sua cabeça? Se ainda não, que tal fazer um teste para simular o efeito do material em cada cômodo?
São muitas perguntas, mas temos a certeza que você não vai se arrepender de decorar a sua casa de uma maneira muito criativa e diferenciada. Por isso, faça a escolha certa do tecido e desfrute de um ambiente totalmente novo!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.