fbpx

Tecidos para a decoração: veja como escolher

Muito além de tapetes e roupas, os tecidos nobres também são aliados na hora de decorar a sua casa, servindo como ótimos revestimentos de parede.

Se isso é novidade para você, saiba que essa tendência está ganhando cada vez mais espaço, conquistando arquitetos e designers de interiores em todo o mundo, devido à praticidade na hora de decorar, fora a grande variedade de combinações.

No artigo de hoje, conheça algumas dicas de como escolher tecidos nobres para revestimento de parede e ter um ambiente muito mais moderno. Acompanhe a leitura!

Quais são os melhores tecidos para revestimento?

É possível encontrar uma grande infinidade de tecidos para revestimentos, mas há alguns materiais que se destacam no mercado, pois eles funcionam bem em qualquer projeto de decoração e podem ser adaptados aos mais diversos estilos.

Um exemplo é o jacquard, que cai bem em quaisquer projetos de decoração, por apresentar uma grande resistência e durabilidade, além de ter uma textura sofisticada.

Esse tecido conta com um alto relevo bastante suave, que dá um toque de requinte ao ambiente. Ou seja, é uma excelente alternativa para quem deseja sofisticação, mas sem perder a modernidade.

Já os tecidos de tricoline também são resistentes, mas têm um aspecto mais leve em comparação ao jacquard. Por isso, o ideal é aplicar esse material em um dormitório, para contribuir com a sensação de relaxamento.

Ainda nos quartos, outra opção bastante recomendada é o piquet, também leve e macio, mas que tem uma textura mais palpável do que o tricoline. É um tecido que cai muito bem para os quartos de crianças, por exemplo.

Mas se você é daquelas pessoas que gosta de fugir do convencional, uma tendência marcante é o jeans, a juta ou a chita. Esses tecidos são muito diferenciados e dão um toque mais industrial à decoração.

Por isso, eles combinam bem com móveis de madeira de demolição, tijolos aparentes e metais de construção civil. É uma forma de imprimir modernidade ao ambiente.

Porém, se você preferir uma decoração mais sofisticada, o uso do tecido de veludo aparece como uma sugestão. Esse material é ótimo para quem mora em cidades com um clima mais frio, visto que ele contribui com o isolamento térmico.

Como fazer a aplicação do tecido?

Depois de escolher o melhor tecido, de acordo com o seu gosto pessoal e o estilo do cômodo, é o momento de fazer a instalação. Aqui, é uma das partes mais complicadas, mas não tão difícil quanto se pensa.

Inclusive, é possível encontrar tecidos adesivados próprios para revestimentos em parede. Isso facilita muito a vida, já que você não precisa ficar passando cola.

Mas se você optar pela instalação da maneira tradicional, vale a pena seguir o passo a passo abaixo, para garantir que o tecido fique bem bonito como revestimento:

  • Deixe a parede limpa, lisa e sem irregularidades;
  • Pregue o tecido com marcação, para evitar desnivelamento;
  • Use um pincel largo com cola extra forte;
  • Estique bem o tecido e passe a cola com o pincel;
  • Trabalhe com faixas, para facilitar a aplicação.

O recomendável é passar a cola, pelo menos, duas vezes, mas é preciso esperar a primeira demão secar, antes de aplicar a cola novamente.

Depois, corte as dobras do tecido com um estilete, para retirar os excessos que podem ficar aparentes na decoração.

Vale a pena verificar se o seu tecido combina com outros artigos da casa. Por exemplo, se você tiver uma persiana romana, o ideal é escolher um tecido mais clássico, já que o jeans não vai combinar nada com a decoração.

Se necessário, peça ajuda para um designer de interiores ou um arquiteto, pois esses profissionais podem sugerir o melhor tecido, levando em conta a decoração prévia da sua casa, bem como o seu estilo pessoal.

Conclusão

O que achou de usar tecidos nobres para revestimento de parede? Essa ideia já tinha passado pela sua cabeça? Se ainda não, que tal fazer um teste para simular o efeito do material em cada cômodo?

São muitas perguntas, mas temos a certeza que você não vai se arrepender de decorar a sua casa de uma maneira muito criativa e diferenciada. Por isso, faça a escolha certa do tecido e desfrute de um ambiente totalmente novo!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.