fbpx
DICAS

Entenda a importância do tempo em família em momentos de isolamento

10/06/2020
tempo em família

Há poucos meses, era normal encontrar os amigos em espaços públicos, abraçar, beijar e trabalhar bem próximo de nossos colegas. Porém, com a chegada do novo coronavírus (COVID-19), o cenário mudou. Agora, para combater a pandemia, que já infectou milhões de pessoas no mundo inteiro, a principal recomendação é praticar o isolamento social. E uma vez dentro de casa, o que você acha de aproveitar o seu tempo em família?

Isso mesmo! Se antes mal tínhamos tempo para assistir a um filme ou, simplesmente, fazer uma refeição ao lado de nossos entes queridos, agora há períodos de sobra para isso. Segundo os especialistas, inclusive, essa é uma excelente oportunidade para acabar com possíveis desentendimentos e estreitar os vínculos emocionais, tornando a convivência entre todos mais saudável.

A Cyrela preza pelo bem-estar de seus clientes, que são únicos e especiais. Por isso, resolvemos trazer para este post desde a relevância em ocupar a mente durante a quarentena, até algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em conjunto. Acompanhe para saber mais!

Qual a importância do tempo em família e dos momentos de isolamento

Em pouco tempo, a vida da população mudou drasticamente. Hoje, para evitar o contágio da COVID-19, precisamos reavaliar os nossos hábitos, sempre pensando na saúde da família.

Uma vez dentro de casa, será interessante adotar novas práticas para garantir mais qualidade de vida e evitar o surgimento de incômodos e doenças típicas desse período, como ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão.

Quando nos mantemos afastados de nosso círculo social e demais atividades que tínhamos o costume de realizar, ficamos mais vulneráveis. Algumas pessoas possuem até grandes dificuldades em lidar com esse cenário, sofrendo inúmeros problemas emocionais ou físicos.

Aqui, ainda precisamos destacar que as complicações psicológicas, muitas vezes, são capazes de estimular o surgimento de outras doenças, que vão de uma simples alergia, até condições cardiovasculares e câncer. Bem complicado, né?

É nesse momento que passar um tempo em família faz toda a diferença. Assim que nos aproximamos de quem amamos, conseguimos ocupar a mente, nos esquecer dos problemas e prezar pela nossa saúde mental.

Além de praticar atividades individuais, como ler um livro, você pode recorrer aos exercícios em grupos, que são ótimos para fazer com que todos se divirtam e passem por esse momento da melhor forma possível.

Para refletir

Lembre-se de olhar para si. Estamos vivendo em um momento de profunda introspecção e, portanto, é sempre válido ter mais consciência de nossos atos, meditar, tomar atitudes diferentes e priorizar o bom convívio.

Caso existam desavenças com algum familiar, essa é uma ótima hora para desfazer qualquer mal-entendido e dar início a uma nova fase.

Quais as dicas para passar tempo em família

Para quem não sabe como passar o tempo em família, temos uma boa notícia: existem muitas opções! Caberá a você identificar aquela que melhor conversa com o perfil de cada um de seus familiares. A seguir, contamos as principais delas.

Praticar uma atividade física

Manter o corpo em movimento é uma grande sugestão. Além de fortalecer os músculos e o sistema imunológico, afastar a depressão e aumentar a produtividade, a prática é excelente para se aproximar de quem você mais ama.

A dica? Monte uma agenda, com dias e horários específicos na semana para essa prática. Depois, reúna os moradores da casa e faça atividades diversificadas, como:

  • pular corda;
  • dançar;
  • realizar um circuito de exercícios;
  • alongar-se.

Assistir a um seriado ou filme

As séries de TV estão mais em alta do que nunca. Com o fácil acesso a esses conteúdos, você não terá dificuldade em encontrar ótimas produções para acompanhar em família — seja em um fim de semana ou após o seu home office. Tente encontrar uma opção capaz de agradar a todos. Algumas das séries bastante recomendadas são: Glee, Modern Family, Stranger Things, Fuller House, Grancie and Frankie, Friends, enfim, existem muitas opções, busque indicações de séries e filmes para assistir em família na quarentena.

Cozinhar

Que tal colocar a mão na massa e preparar um prato em família? Essa é uma incrível pedida para o fim de semana, que é quando desejamos comer pratos saborosos e fugir do tradicional “arroz e feijão”. Nesses dias, procure na internet por receitas variadas e coloque todos para ajudar.

Vocês podem montar refeições principais, sobremesas ou, simplesmente, um lanchinho para apreciar à tarde. Essa também é uma ótima alternativa para aproximar os pequenos do universo gastronômico e ensinar truques valiosos de preparo de refeições.

O que fazer para quem estiver longe

Gostou das nossas dicas, mas alguns de seus parentes estão longe por conta do isolamento social? Mesmo assim, saiba que é possível passar algum tempo em família.

A sugestão é ter a tecnologia como aliada, utilizando aplicativos próprios para promover a integração entre indivíduos que estão distantes. Nas plataformas de videochamada, como Zoom Meetings, Google Hangouts e Skype, é possível reunir um bom número de parentes em uma única tela e colocar a conversa em dia.

Também existem outras soluções. Os carteados on-line e as plataformas de streaming, como a Netflix, permitem o acesso a filmes e jogos com mais de um participante. Use a sua criatividade e não haverá dia chato!

Esperamos que a leitura tenha sido útil para você. Aproveite as nossas dicas para garantir um bom tempo em família e fazer com que os momentos difíceis se tornem leves e prazerosos. Assim, todos se sentirão bem e a convivência será ainda melhor!

Caso tenha gostado das recomendações, veja também outro post que preparamos a respeito dos cuidados necessários durante o coronavírus. A leitura é bem rápida e será valiosa!

Você também pode gostar