fbpx
tendências tecnológicas para casa

As 4 principais tendências tecnológicas para casa

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano e os objetivos comuns, cada vez mais conectados.

Um bom exemplo é a Internet das Coisas (IoT), que diz respeito ao conceito de “conectividade dos dispositivos e sistemas”. Com base nesse recurso, estão surgindo muitas tendências tecnológicas para casa, como uma forma de facilitar a rotina dos moradores de um jeito prático e eficiente.

Essas inovações fazem parte da ideia de “moradias inteligentes”. Ou seja, residências que estão preparadas para oferecer o que há de mais moderno aos moradores. Mas, afinal, como essas novidades podem ser aplicadas no dia a dia? Quais são os benefícios diretos que trazem?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, criamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Continue com a leitura e atualize-se sobre o universo da tecnologia no lar!

1. Geladeira conectada

Para começar a nossa lista de novidades nas casas inteligentes, apresentamos uma das últimas tendências tecnológicas — a geladeira conectada. Inovador, esse equipamento tem acesso à internet e permite que os moradores de uma residência enviem comandos por meio do próprio smartphone. 

Fora isso, existem versões que apresentam superfície de touch screen na porta, como se fosse um tablet. Desse modo, há a possibilidade de registrar todos os compromissos dos moradores em uma agenda digital, assim como criar lembretes relacionados ao vencimento de ingredientes, atender ligações ou, simplesmente, consultar receitas.

Também existem modelos com câmeras embutidas, permitindo que o indivíduo veja todo o conteúdo da geladeira pela tela na porta. Assim, não é preciso abrir o eletrodoméstico para checar a necessidade de repor a despensa.

2. Robô aspirador

Já imaginou ter um robô dentro de casa? Pois é exatamente essa a proposta dos famosos aspiradores de pó robotizados. Com o crescimento da inteligência artificial, esses equipamentos estão cada vez mais desenvolvidos e prontos para ajudar os moradores a realizar as suas tarefas diárias.

Agora, você deve estar se perguntando como esse aparelho funciona, certo? Em linhas gerais, podemos dizer que o equipamento movimenta-se de forma autônoma pelo ambiente sendo guiado por sensores que detectam obstáculos e áreas já limpas.

Ele conta com um sistema interno de sucção e algumas escovas rotativas na parte inferior. Todo o lixo fica armazenado em um compartimento formado por filtro, que precisa ser higienizado frequentemente.

3. Fechaduras conectadas ao smartphone

Quando falamos sobre uma smart home, não podemos deixar de citar as fechaduras digitais. Modernas e já populares no mercado, essas versões dispensam o uso das chaves. Isso porque funcionam por meio de um “chaveiro de proximidade”, também conhecido como “RFID”, ou por senha. Tudo dependerá do modelo escolhido.

Inclusive, o seu diferencial está em alguns detalhes próprios para promover o máximo de segurança aos moradores. É o caso do alarme antiarrombamento e do fechamento automático.

Com isso, caso alguém tente entrar no local sem autorização após o travamento da porta, um aviso sonoro disparará e uma notificação poderá ser enviada aos smartphones dos moradores.

Mais seguras e vantajosas do que os modelos tradicionais, incluindo as tetras, as fechaduras digitais podem ser encontradas tranquilamente na internet e instaladas em qualquer tipo de imóvel.

4. Espelho inteligente

Também conhecidos como smart mirrors, os espelhos inteligentes são, basicamente, modelos que oferecem funcionalidades extras aos usuários. Há, inclusive, versões próprias para o uso residencial, enquanto outras contam com recursos para o ambiente profissional.

Essas peças apresentam uma superfície interativa, além de displays eletrônicos, câmeras previamente instaladas, iluminação em LED, sensores de temperatura e movimento e, até mesmo, conexão Wi-Fi. Logo, o aparelho funciona como uma espécie de smartphone, mas pendurado na parede e com diferentes funções para otimizar o seu dia a dia.

Viu só? Não faltam vantagens ao optar pelas tendências tecnológicas para casa. Mais conforto, praticidade e segurança são apenas alguns dos benefícios. Portanto, aproveite e comece a investir nesses recursos!

Caso tenha gostado das dicas e queira deixar os seus amigos por dentro das novidades abordadas, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.