Arquitetura e Design

Confira tipos de lareiras e ideias para usá-las na decoração do apartamento

15/07/2019
tipos-lareira

Na sala do seu apartamento, você pode escolher, dentre diversos elementos, aquele que vai se destacar na decoração

Pode ser um painel para TV, um mural em valor inestimável, um quadro verde, ou outro. Agora, em regiões onde as temperaturas são baixas durante o inverno, uma dica interessante para instalar num ponto do cômodo é uma lareira. Saiba mais sobre isso a seguir!

Por que pode ser uma boa ideia ter uma lareira na sala

No sul do Brasil e em algumas cidades do sudeste, por exemplo, as estações podem ser bem rigorosas. Nesse caso, pode ser difícil aguentar o clima frio em ambientes sem qualquer preparo. 

É preciso planejar antecipadamente a arquitetura e a decoração do imóvel para que o lar não pareça desconfortável para a família, não importa a fase do ano. Para o inverno, pode ser uma boa ideia ter por perto, para se aquecer, uma gostosa lareira.

Mas, o que é uma lareira afinal? Bem, trata-se de uma estrutura doméstica que já foi usada, no passado, como uma espécie de fogão, só que de sala. Mas, hoje, é utilizada apenas para aquecer os ambientes. 

Pode ser montada e alimentada por diversos materiais diferentes. E em alguns casos, vai precisar de chaminé para funcionar, deixando todas as possíveis partículas existentes no processo de queima saírem para o meio externo. 

Muitos lares ao redor do mundo utilizam a lareira como recurso para aquecimento de seus ambientes. E, por toda a sua importância, tal estrutura prevalece como centro desses lares – perdendo destaque, em alguns casos, apenas para aparelhos de televisão. 

A luz das suas chamas cria um clima muito interessante, bem íntimo. Os espaços ficam mais acolhedores. É impossível não admirar essa solução.

Em certos lares brasileiros, as lareiras também se fazem presente; isso não é algo tão raro quanto muitos pensam. Os modelos tradicionais, com chaminé, são até utilizados para renovar o ar dentro dessas moradias. 

E os modelos contemporâneos são também usados para valorizar vários tipos diferentes de decoração. Continue lendo para saber mais!

Quais são os modelos diferentes de lareira

A versão mais antiga de lareira, a que quase todas as pessoas conhecem, é aquela erguida em alvenaria de tijolo ou de pedra, e alimentada por lenha. 

Mas existem outros modelos diferentes de lareiras, feitas em outros materiais, e com funcionamento e alimentação distintas. Tudo isso só é possível graças às novas tecnologias – que surpreendem cada dia mais!

Em lojas especializadas, é possível ver a venda kits de lareiras em cimento pré-moldado e em metal. Também, lareiras com o “bocal” fechado, transmitindo o calor por meio de irradiação. 

Porém, ambos os modelos são menos bonitos e ainda necessitam de duto de exaustão para saída da fumaça. E uma estrutura assim pode ser impossível de ser instalada em certos imóveis.

O mercado também oferece as lareiras a álcool, gás ou eletricidade. Esta última, obviamente, não provoca qualquer tipo de combustão, mas possui um sistema interno que imita a chama natural de uma lareira a lenha. 

Escolher entre uma e outra vai depender de vários fatores. Por exemplo, a eficiência do aparelho; uma estratégia visual ou ecológica adotada pelo decorador; ou o gosto pessoal de seu cliente.

Como harmonizar um modelo de lareira à decoração de interiores

Lareiras podem ser instaladas em vários pontos do imóvel – numa varanda, num quarto e até numa cozinha. Mas, sem dúvidas, o tipo de ambiente em que mais se pode ver empregada tal estrutura é na sala de estar. 

A peça pode ser chamativa, ditar todo o estilo do ambiente e até orientar todo o layout do cômodo. Ou ficar em segundo plano, depois do rack e painel para TV, sendo apenas um item utilitário para aquecer o ambiente.

A lareira pode ficar bem no centro da decoração da sala, dividindo simetricamente o conjunto. Pode ficar embutida em uma parede, mais discreta. Ficar no canto do cômodo, deixando a parede principal livre para a instalação da TV. 

Ou fazer parte de algo maior, tendo o seu elemento fogo harmonizado com a presença de um revestimento mais claro ou pela adição de espelho ao alto.

Decorações mais modernas combinam com lareiras de visual clean, com linhas retas e acabamento polido. Lareiras em ilha ou flutuantes são ótimas para propostas high tech. 

Já as decorações rústicas com lareiras revestidas em material mais bruto. Também se pode embuti-las em um móvel personalizado, feito sob medida. Tudo vai depender caso a caso!

Qual a forma mais segura de usar uma lareira

Lareiras são estruturas lindas, uma opção muito boa para aquecer ambientes, mas também exigem cuidado para garantir a segurança dos moradores. Se forem instaladas em locais e de forma inadequada, com materiais inflamáveis ao redor, podem ser causar incêndios. 

A coisa mais importante é sempre verificar as condições em que o equipamento está e providenciar manutenção quando preciso.

Jamais tentar apagar a chama com água para não gerar qualquer choque térmico que venha a estragar de vez a lareira. E toda cinza deve, depois de tudo apagado e esfriado, ser retirada. 

Já na hora de acender lareiras do tipo a álcool ou gás deve-se ter uma atenção ainda maior. Pesquise mais informações com os fabricantes! Ademais, aproveite o calor e o conforto oferecidos pela lareira e relaxe!

Essas dicas sobre os diversos tipos de lareiras foram indicadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar