fbpx
ART & DESIGN

Tons terrosos: tendências em decoração de ambientes neutros

08/04/2020
tons-terrosos-decoracao-quarto

Tons terrosos têm a capacidade de trazer mais natureza para perto de nós. Uma tendência que vai estar em alta nos próximos meses é a decoração em estilo natural. Esse estilo se harmoniza muito bem com a decoração de quartos, da sala e de diversos outros ambientes.

Uma decoração natural usualmente emprega peças fabricadas em materiais sustentáveis, e obras com linhas e volumes que lembram elementos da natureza. É uma forma elegante de celebrar a natureza. E exatamente por usar materiais sustentáveis, como madeira certificada, texturas vegetais e pedras, os tons terrosos são destaque.

Confira algumas dicas de como usar esse estilo em sua casa.

Conheça os tons terrosos 

Para um maior descanso e tranquilidade, não há nada melhor do que poder permanecer em ambientes de atmosfera neutra e menos sobrecarregada. E as decorações em tons terrosos têm justamente esta boa característica. 

Elas são pintadas e ambientadas com elementos em tons mais fechados e sóbrios – que vão desde marrom, passando pelo bege, caramelo, rosa claro e verde musgo.

Inclusive as decorações em tons terrosos têm sido as maiores queridinhas de muitos designers e arquitetos –  prova disto são os modelos produzidos para feiras e mostras da área. E elas combinam bastante com as próximas fases do ano que estão iniciando agora, que são as estações de outono e inverno.

Por que apostar nos tons terrosos?

Tons terrosos fazem as pessoas se sentirem como se estivessem envoltas à natureza, mesmo dentro de casa, em uma área urbana. É incrível o efeito que se pode obter com certos materiais nesta paleta cromática. 

Uma tradução artística e ambiental deste desejo que todos têm de poder regressar ao momento mais confortável, de muitas calmaria e das melhores lembranças de carinho e afeto. Por um verdadeiro lar mais aconchegante.

 

“O movimento que acontece agora é muito similar ao dos anos 1970, quando surgiu no mundo o conceito de sustentabilidade. Mas o fenômeno de hoje vai mais a fundo. Antes, falava-se em salvar a natureza. Hoje, além disso, precisamos nos reconectar profundamente com ela.”

“A busca por tonalidades terrosas é apenas um dos aspectos da nossa reaproximação com a Terra.”

– Ana Kreutzer, em reportagem de Casa Vogue.

O incrível efeito dos tons terrosos

Tons terrosos combinam muito com ambientes de estilo rústico, vintage, escandinavo e mais – como é frequentemente visto nas casas de fazenda e de campo. São capazes de oferecer mais conforto aos ambientes decorados. E, num clima mais intimista e familiar, poderiam tranquilizar as pessoas, dando-lhes mais sossego e equilíbrio energético.

Como usar tons terrosos?

Nas decorações de interiores, os tons terrosos podem aparecer em muitos elementos diferentes. Exemplo são as texturas de forros de poltronas e pinturas de paredes dos ambientes. 

Enfim, podem-se criar cenários completos em tons terrosos, em uma paleta tipo “tom sobre tom”. Ou podem-se deixar estes tons como pano de fundo e sobrepor a eles peças em tons mais vibrantes, de outras paletas.

O importante mesmo é tentar se chegar a um equilíbrio. Mas, sim, é possível aplicar tons como estes em todo um cômodo – prova disso são as imagens apresentadas neste texto. Mas, detalhe, seria um tom para as paredes e outro, contrastante, para móveis e objetos. É importante nesta hora apostar nos materiais que, de fato, lembram a natureza – como palha, bambu, couro ecológico, tijolos cerâmicos, madeira, e mais.

Siga esta tendência você também. Use e abuse dos tons terrosos para criar uma decoração charmosa e sofisticada, com esta pegada sustentável. O resultado vai surpreender você!

Essas dicas de como utilizar tons terrosos na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment