fbpx
DICAS

A importância do equilíbrio na relação trabalho e descanso

09/07/2020
trabalho e descanso

Uma das partes positivas do distanciamento social imposto pelo novo coronavírus foi poder repensar a forma como levávamos a vida. Daqui para a frente, dependendo da maneira como cada um encarar, pode-se ter mais ou menos qualidade de vida.

Para tanto, é imprescindível encontrar o equilíbrio na relação entre trabalho e descanso. Neste artigo, veja como conciliar as demandas do trabalho remoto aos intervalos para o relaxamento. Você verá que as pausas não são perda de tempo, mas algo essencial para que a execução das atividades seja ainda mais efetiva!

A nova rotina de trabalho

Estamos passando por um período repleto de medidas preventivas contra a disseminação da Covid-19. Tudo indica que, pelo menos enquanto não houver uma vacina, evitar aglomerações continuará sendo nossa maior arma.

Sendo assim, o lar se tornou a principal estrutura para manter o distanciamento social — e o home office, uma realidade para cada vez mais pessoas. Mas para funcionar adequadamente, deve-se criar rotina de trabalho.

Como era anteriormente, nas empresas?

Nas empresas, as pausas para os cafés eram pequenos momentos de descontração. Já o horário de almoço era a hora perfeita para relaxar com os colegas e retomar o gás para encarar a segunda parte do expediente.

Como tem sido agora, no home office?

Em casa, corre-se o risco de usar as pausas para adiantar tarefas domésticas, como arrumar a cama, colocar as roupas na lavadora, limpar a louça etc. Mais do que isso, para não perder tempo, muitos almoçam na frente do computador ou comem qualquer coisa quando der.

Como deve ser a nova rotina de trabalho?

Se você tem misturado trabalho e tarefas domésticas, é preciso mudar. Em um primeiro momento, pode até parecer que você está aumentando a produtividade, mas não se engane.

Além de comprometer a qualidade das entregas, a sobrecarga leva ao aumento do estresse e, consequentemente, a uma série de problemas — inclusive de saúde. Manter a imunidade em dia, como se sabe, também é determinante na prevenção da COVID-19!

A importância do equilíbrio entre trabalho e descanso

Os períodos de descanso impactam, positivamente, a nova rotina do home office. Entre os benefícios mais relevantes, confira 5 aspectos que merecem destaque!

1. Despertar a criatividade

Passar muito tempo em uma mesma atividade reduz a capacidade de raciocínio, por conta do cansaço. Durante a pausa, você recupera a disposição, reorganiza as ideias e pode encontrar novas perspectivas, bem como ter insights criativos e muito mais!

2. Aumentar o foco

Uma mente descansada é, naturalmente, mais focada e eficiente. Mas quando houver algum inconveniente que esteja tirando sua atenção, vale a pena fazer uma pausa para resolvê-lo e, assim, voltar ao trabalho sem distrações.

3. Melhorar a memória

A importância do descanso mental (ou da pura e simples ociosidade) é comprovada empiricamente. O cérebro, ao contrário do que se pode pensar, em um primeiro momento, não reduz sua atividade quando a pessoa está descansando.

Esses períodos revitalizam a capacidade de atenção, motivação e de formação de memórias estáveis. Além disso, está comprovado que a inércia é necessária para processar e absorver as informações e conhecimentos adquiridos ao longo do dia.

4. Acalmar os ânimos

Sabe aqueles desentendimentos que, analisados algum tempo depois, parecem sem sentido? Muitas vezes, são culpa da fadiga. Descansar ajuda a acalmar os ânimos e liberar as tensões, evitando conflitos desnecessários.

5. Evitar o cansaço extremo

Ao mesmo tempo em que o esgotamento leva a bloqueios criativos, podem aparecer sintomas físicos, tais como:

  • nódulos de tensão no pescoço;
  • dor de cabeça e nas costas;
  • fadiga ocular;
  • lesões por esforço repetitivo, entre outros.

Isso sem falar nos distúrbios psicológicos característicos da vida moderna, como ansiedade e depressão. Por isso, a exaustão física e mental também precisa ser prevenida.

Os intervalos regulares servem para relaxar a mente e o corpo, permitindo retornar às atividades com muito mais disposição. Se a pausa for ativa, melhor ainda!

Formas de se organizar para ter pausas no trabalho

Trabalhar ininterruptamente é contraproducente. Por mais apertados que estejam os prazos, acredite: o desgaste físico e mental não compensa.

Por outro lado, ao fazer pequenas pausas (de 5 a 15 minutos), se possível, a cada duas horas, você otimiza sua produtividade e, até mesmo, toma decisões mais acertadas. Sendo assim, coloque em prática as seguintes dicas:

  • se necessário, programe alarmes para se lembrar dos intervalos (para tomar um café ou apenas uma água);
  • de vez em quando, combine breves bate-papos com um colega de trabalho, desde que não seja pelo computador;
  • se tiver montado um cantinho para fazer atividades físicas, use-o para se alongar e respirar profundamente;
  • caso existam mais pessoas trabalhando em casa, combinem de trocar breves sessões de massagem (como de shiatsu);
  • brinque com seu pet e, em pouco tempo, ele mesmo passará a lembrá-lo das pausas;
  • faça um lanchinho leve e saudável (uma fruta, por exemplo), para repor as energias sem comprometer a boa forma;
  • saia na varanda e tome um pouco de sol ou, ao menos, de ar fresco, para revigorar o ânimo;
  • permita-se fazer um cochilo pós-almoço, de 20 a 30 minutos já é suficiente para melhorar a memória e aumentar a concentração.

Mas atenção: controle a duração das pausas. Parar um pouquinho para espairecer é bem diferente de ir fazer outra atividade no meio do expediente.

Com bom senso, é possível cumprir as metas dentro do horário de expediente, sem precisar estender a jornada. Dessa forma, é possível, inclusive, aproveitar o tempo em casa para realizar outras atividades. Por exemplo:

  • passar mais momentos em família;
  • aprender coisas novas;
  • tirar um antigo sonho do papel;
  • colocar em prática as dicas de organização do lar etc.

Entendeu por que, para manter a produtividade em alta, as pausas são essenciais? Então, pare de tentar se ocupar 100% do tempo e equilibre a relação entre trabalho e descanso. Muitas vezes, é durante o intervalo que surge o insight para resolver um problema. Ao contrário do bom e velho ócio criativo, o cansaço pode ser o que o tem impedido de enxergar aquela solução que você tanto procura!

Gostou do artigo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outras dicas. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!

Você também pode gostar

Leave a Comment