Lifestyle

Trabalho voluntário na empresa: a iniciativa do Instituto Cyrela

26/12/2019
trabalho voluntário na empresa

O fomento ao trabalho voluntário na empresa é algo que traz resultados extremamente positivos, tanto para a companhia quanto para os seus colaboradores. Trata-se de uma forma de cultivar a responsabilidade social e, ao mesmo tempo, proporcionar um sentimento de crescimento e realização para os participantes. Nesse sentido, o Dia da Ação Voluntária (DAV), organizado pelo Instituto Cyrela, é um exemplo de sucesso.

Para mostrar o impacto desse tipo de projeto, falaremos aqui sobre essa iniciativa da Cyrela e os frutos que ela vem gerando. Confira!

O que é o Dia da Ação Voluntária?

O DAV foi idealizado pela Cyrela e já ocorre há 9 anos, sempre no último sábado de agosto. A data é proposital, já que no dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Assim, o Instituto Cyrela criou uma forte referência para que os seus colaboradores possam se engajar nos projetos.

De forma mais ampla, no início de cada ano os funcionários já conhecem as possibilidades de trabalho voluntário. Esse tempo é importante para que cada pessoas busque informações e encontre o projeto que julga mais interessante. Geralmente, são realizadas quatro iniciativas ao longo do ano, incluindo o Dia da Ação Voluntária.

O DAV, entretanto, representa uma ação de destaque, tanto que conta com o apoio de um grande número de participantes.

Como foi o DAV de 2019?

Realizado no dia 31 de agosto, o DAV 2019 envolveu as três regionais da Cyrela, e cada uma promoveu uma série de reformas e oficinas em escolas públicas. Em São Paulo, por exemplo, o DAV ocorreu em uma escola do bairro de Sapopemba, na Zona Leste.

Como a infraestrutura do prédio estava bem degradada, a Cyrela promoveu uma reforma mais ampla nos dias que precederam o evento. Já no dia 31, foi realizado um mutirão de pintura e uma tarde de oficinas e brincadeiras com as crianças da região.

Ao final do dia, a obra foi oficialmente entregue, contabilizando a participação de cerca de 240 voluntários, além do público da escola — ou seja, as próprias crianças. No Rio de Janeiro, foram 183 voluntários, que também celebraram a finalização da reforma de uma escola.

Já em Porto Alegre, foram 91 os voluntários presentes no DAV. Coincidentemente, as três regionais optaram por trabalhar com a reforma de escolas, algo que enfatiza um valor central das pessoas e da Cyrela: a educação.

Qual é o impacto dos projetos sociais da Cyrela?

O Dia da Ação Voluntária de 2019 registrou um recorde de participação. Isso mostra que a iniciativa da Cyrela de envolver mais pessoas e organizações nesses eventos vem dando resultado. O ponto é que, mais do que o número de participantes, a Cyrela valoriza os impactos sociais positivos que as ações causam.

Outras empresas já demonstraram interesse em participar de alguma forma: com doações financeiras ou de produtos, reunindo voluntários, compartilhando as responsabilidades etc. Internamente, o impacto é gigantesco, pois surge entre os próprios colaboradores da Cyrela um sentimento de orgulho, pertencimento e desenvolvimento pessoal.

Logo, o próprio clima interno da organização se tornou ainda melhor. O resultado disso é um ambiente mais leve, alegre e motivador. São mudanças que formam equipes capazes de realizar grandes feitos dentro e fora da empresa.

Não é à toa que a história do Instituto Cyrela se tornou uma grande referência de trabalho voluntário na empresa. Os resultados dessa iniciativa, como você viu aqui, são bastante positivos!

Gostou do post? Então, inscreva-se na nossa newsletter! Assim, você recebe conteúdos gratuitos e de qualidade diretamente no seu e-mail.

Você também pode gostar