fbpx
ART & DESIGN

Aparadores: o coringa das decorações sofisticadas

28/01/2020
usos-aparador-na-decoracao-de-casa

O aparador é uma peça mobiliária de porte médio, que pode ser fabricada em vários materiais, e apresentar cores e acabamentos diferentes. E, dentro de casa, pode ganhar muitas funções, aparecendo em diversos ambientes. 

O efeito dos aparadores na decoração

Os aparadores podem ser desde o maior destaque de certas decorações até os complementos charmosos que dão um toque especial. 

Talvez o elemento chave da organização de toda uma ambientação, ou só um item estratégico adotado pelo decorador para preencher uma área vazia e sem utilidade em um cômodo. E, além do mais, pode receber o acréscimo de vários acessórios especiais.

Agora, o que tudo isto interfere sobre as decorações de interiores? Pois bem, é que com aparadores as decorações podem parecer mais sofisticadas, joviais e modernas – tudo vai depender do modelo dos móveis escolhidos. 

Por certo, sua presença nos cômodos pode tornar a casa mais bem personalizada e bastante funcional. Ou seja, é uma ideia que vale muito a pena investir.

Qual modelo é o ideal para sua casa?

Fazendo uma busca nas lojas é possível encontrar vários modelos diferentes de aparadores à venda – em tamanhos, materiais e cores diferente. Existem os clássicos, rústicos, modernos, provençais, e outros. 

Assim sendo, é fácil achar pelo menos uma opção que se adeque ao estilo de composição decorativa idealizada para a casa. E é claro que sempre tem aqueles tipos mais procurados pelos compradores.

Com relação a matéria-prima de fabricação, os aparadores mais buscados do mercado são os em madeira, seguidos pelos em metal. Também tem os mesclados, com partes em vidro e espelho. 

Além destes, os modelos mais especiais são aqueles revestidos com lâminas em cores bem vibrantes, como amarelo ouro e azul turquesa, combinando com outros detalhes da casa – preferencialmente neutras.

Pois bem, aparadores combinam com ambientes pequenos e amplos, formais e informais, minimalistas e aconchegantes. E entre todos os modelos talvez aqueles que mais chamem a atenção sejam os transparentes. 

Móveis assim, em vidro ou acrílico, podem ser pouco resistentes, mas ficam perfeitos combinados a muitas decorações, tornando os cenários mais leves e requintados. São perfeitos para a contemporaneidade.

Onde colocar aparadores?

Aparadores são considerados peças versáteis, ou seja, podem ser utilizados em vários ambientes da casa. Por sua estética e funcionalidade, combinam mais com hall de entrada, salas de estar e jantar, varandas e corredores. 

Contudo, também podem aparecer em decorações de quarto. Ou acabar como divisor de ambientes muito grandes ou simplesmente integrados.

Uma ideia sugerida pelos projetistas é a de usar aparador bem em frente à entrada principal das residências, dando boas-vindas aos visitantes. 

Também atrás do sofá, como uma proteção para o móvel. Em conjunto com puff, valorizando alguma área de circulação. Dando apoio à mesa na sala de jantar – acomodando pratos, taças e mais itens. E, no closet, como uma penteadeira – acompanhado de um espelho.

Há ainda mais formas de utilizar um aparador em decorações residenciais. Tudo vai depender da composição ao seu redor, ou seja, do acompanhamento de acessórios. 

Basta criatividade por parte do projetista na hora de explorar as possibilidades. Pra começar, é possível caprichar na decoração de pano de fundo – talvez com um espelho, pintura, papel de parede ou um painel estiloso e divertido por trás.

Agora, sobre o aparador, pode-se ter vários outros itens – tornando o espaço uma referência de estilo. Em porta-retratos, composições de fotografias da família em momentos felizes. 

Também exposição de artigos de arte, arranjos ou vasos de plantas, velas, caixas decorativas, e mais. E com garrafas e taças, este móvel pode ser transformado em um mini bar; ou o cantinho do café, com direito à cafeteira e xícaras.

Os aparadores podem dar aquele toque especial a diversos ambientes de sua casa. Se você está pensando em redecorar algum cômodo, leve em conta a possibilidade de usar esse móvel.

Essas dicas de como utilizar um aparador na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar