Seu Imóvel

Valorização de imóvel: conheça 3 itens que contribuem

12/08/2019
valorização de imóvel

Um tema que está bastante em alta no mercado imobiliário é a valorização de imóvel. Isso porque, ao adquirir um novo patrimônio, todo proprietário deseja saber se o bem passará a valer mais no futuro.

Há opções para se estimar a valorização do imóvel, como contratar um corretor de imóveis — que será responsável por considerar o bairro em questão, o terreno, se há qualquer tipo de depreciação nas estruturas, bem como a variação do valor médio dos empreendimentos disponíveis na mesma região.

Mas, afinal, você sabe quais são os fatores responsáveis por fazer um local ter o seu valor reduzido ou ampliado? Se a resposta for “não”, fique tranquilo. Neste post abordamos esse assunto! Acompanhe a leitura e anote as nossas dicas!

Quais fatores contribuem para a valorização do imóvel?

1. Localização 

O primeiro fator capaz de influenciar na valorização de imóvel é, sem dúvida, a sua localização. Pare e pense: até mesmo as propriedades mais simples, quando estão situadas em uma área nobre da cidade, tendem a apresentar um preço mais elevado. 

Isso acontece porque tais regiões são bem mais procuradas pelo público — uma vez que, normalmente, apresentam boas opções de comércio, hospitais e clínicas médicas próximos, ruas arborizadas, espaços exclusivos para o lazer etc. 

Mas não é só isso. Antes de avaliar apenas o bairro da propriedade, vale a pena analisar se a região apresenta bom potencial de crescimento, além dos projetos públicos destinados ao local. 

2. Segurança do bairro e do condomínio 

Viver em um espaço seguro é uma das grandes preocupações dos cidadãos brasileiros — principalmente, em se tratando de famílias que têm filhos pequenos. E não estamos falando somente de um bairro seguro, mas também dos equipamentos de segurança que podem ser instalados nas propriedades para garantir esse cenário. 

Câmeras de monitoramento, guaritas, cercas elétricas, controle de entrada e saída ou o moderno reconhecimento de digital são apenas alguns dos aparatos para promover a segurança do local. Juntos, esses elementos fazem com que as pessoas se sintam mais protegidas — e não há preço que pague isso, certo?

3. Credibilidade da construtora

São muitas as vantagens de adquirir um imóvel de uma construtora de confiança. As empresas de grande nome no mercado são conhecidas por utilizarem somente materiais de qualidade em seus projetos. Isso vale tanto para os itens que ajudarão a compor a estrutura do empreendimento quanto para os acabamentos internos, como pisos, azulejos, batentes e pedrarias. 

Com esse cuidado, o espaço ficará esteticamente mais sofisticado e, ainda por cima, contará com excelente resistência e durabilidade, permitindo que os moradores economizem (e muito!) com reformas e reparos. 

Tais empresas ainda disponibilizam toda a documentação regularizada e realizam um processo detalhado de mapeamento durante o projeto, considerando desde a fundação do empreendimento até os revestimentos utilizados em cada cômodo. No fim das contas, esse detalhe se torna extremamente importante na valorização de imóvel. 

Como valorizar ainda mais o seu imóvel?

Por último, considere investir em algumas modificações para valorizar o seu espaço. Assim, será possível vendê-lo ou alugá-lo, caso seja do seu interesse, por um preço justo — e maior do que você espera. Esses ajustes podem ser feitos de uma maneira bem simples, basta trocar os revestimentos, aplicar uma nova pintura nas paredes, trocar as instalações hidráulicas e elétricas, entre outros retoques.

Como vimos, são vários os fatores que contribuem para a valorização do imóvel, e tudo o que você precisa fazer é prestar atenção em cada um deles para ter um bom retorno sobre o investimento.

Depois de descobrir tudo sobre o assunto, o que acha de continuar recebendo outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail? É fácil: não perca tempo e assine já a nossa newsletter!

Você também pode gostar