Seu Imóvel

5 dicas para renovar sua varanda gourmet

20/11/2019
varanda gourmet

Com o crescimento das grandes cidades, é cada vez mais difícil ter um momento descontraído e de lazer, às vezes mesmo dentro de casa. A varanda gourmet é uma das soluções mais criativas para mitigar um pouco desse problema tipicamente moderno.

De fato, se as cidades já são suficientemente estressantes em termos de engarrafamento, poluição, violência urbana e afins, os apartamentos e condomínios têm o agravante do espaço reduzido e da falta de um quintal, jardim ou horta.

Investir nas varandas se tornou uma solução perfeita para tudo isso. Porém, aquilo que já está bom, sempre pode melhorar ainda mais, não é mesmo?

Pensando nisso, criamos este artigo com cinco dicas incríveis sobre como renovar esse local de modo a fugir das soluções mais “óbvias”.

1. Que tal um jardim no seu apartamento?

varanda gourmet

Como vimos, a função da varanda gourmet é trazer um pedacinho do ambiente externo para o apartamento, já que as torres têm essa desvantagem natural em relação às casas.

Sendo assim, que tal resgatar aquele aspecto de jardim ou quintal em apenas uma parcela do espaço externo, ou mesmo nele todo?

O modo mais bacana de fazer isso é por meio da grama sintética. Ao pesquisar sobre tapete de grama e demais condições de instalação, é possível encontrar vários tipos:

  • Grama tipo Cynodon (20mm);
  • Grama tipo Tirol (25mm);
  • Grama tipo Terranova (35mm);
  • Grama tipo Agrostis (55m).

A medida em milímetros determina a altura e a espessura do material, garantindo um jardim mais fofo, ou mais ralo, conforme a preferência.

Em alguns casos, como vimos, é possível forrar o piso inteiro da varanda. Tudo depende do seu gosto e dos seus objetivos em relação ao local.

2. Climatização e enriquecimento do espaço

Um aspecto fundamental da varanda gourmet é o envidraçamento do espaço.

É cada vez mais comum as pessoas recorrerem a esta solução, uma vez que a “cortina de vidro” (como também é chamada), permite uma melhor utilização do espaço.

Em dias de chuva e forte ventania, por exemplo, não é preciso deixar de contar com essa área de lazer: basta fechar as vidraças e garantir um local mais protegido.

Ainda assim, além da vista privilegiada que a varanda garante, é possível melhorar a experiência do envidraçamento com a climatização do ambiente.

Que tal aplacar os dias de chuva e ventania com um aquecedor solar, obtendo um local aconchegante mesmo durante o inverno?

3. A vantagem de unir tecnologia e lazer

O envidraçamento da sua varanda gourmet ainda permite outros recursos bem interessantes.

Além de não atrapalhar o cultivo de plantas reais, bastando administrar os períodos do dia em que o espaço ficará fechado/aberto, é possível fazer instalações de multimídia.

Afinal, uma das maiores vantagens dessas varandas é poder confraternizar com parentes e amigos, como para assistir filmes, jogos, shows e afins.

A cortina de vidro permite instalar televisores, caixas de som, home theaters e outras multimídias do tipo. 

Algo perfeito para quem gosta de unir tecnologia com momentos de lazer, não é mesmo?

4. Indo muito além do espaço multimídia

varanda gourmet

Uma vez que o espaço pode receber instalações elétricas como as de um televisor, também é possível investir em um mobiliário mais completo, sem correr o risco de danos ocasionados por chuvas, por exemplo.

Do mesmo modo, há uma forma de turbinar a ideia da reunião em torno da multimídia, com uma ideia ainda mais inovadora: uma mesa de sinuca, de pebolim, de pingue-pongue, etc.

Ou ainda, quem sabe uma máquina de fliperama pinball, para lembrar os velhos tempos com os amigos da escola ou curtir com os filhos?

Contar com momentos assim sem sair de casa é, sem dúvida, um benefício raro. E, melhor ainda, acessível a qualquer apartamento que conta com espaço para varanda gourmet.

5. Vamos turbinar a experiência gastronômica?

varanda gourmet

Por fim, o nome varanda gourmet remete, naturalmente, às refeições que esse tipo de área pode promover, graças a instalações típicas para o preparo e o consumo.

O que precisa ficar claro é que tal espaço não está obrigado a se resumir a uma mesa, uma pia e uma churrasqueira desmontável.

É possível contar com instalações bem mais arrojadas e inovadoras. Um ótimo exemplo é o da churrasqueira pré moldada, com forno/fogão a lenha.

Assim, além dos churrascos tradicionais, dá para recorrer não apenas a assados maravilhosos, como também a bolos, tortas, esfihas e até pizzas feitas em casa.

Com isso, temos pelo menos cinco modos diferentes de renovar a varanda gourmet, e de mitigar um pouquinho do estresse da nossa agitada vida moderna.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar