fbpx
Seu Imóvel

Vazamento de água: o que fazer ao identificar um em seu imóvel?

27/05/2020
vazamento de água

Alguma vez você já teve que lidar com vazamento de água em casa? Se sim, já sabe o transtorno que é e a importância de identificar e solucionar o problema com rapidez. Caso nunca tenha passado por isso, saiba que é algo que traz alguns aborrecimentos (para você e até para os seus vizinhos, dependendo da extensão).

Existem casos em que o vazamento fica visível, como quando aparecem manchas de mofo ou quando os revestimentos “estouram”. O ideal é contar com a ajuda profissional para identificar a origem e o que precisa ser feito para solucionar.

Convidamos Higor Teixeira — Coordenador de Assistência Técnica da Cyrela — para elaborar este artigo e explicar esse assunto com alguns detalhes. Você se interessa pelo tema? Então, continue conosco e confira a seguir!

Quais são as principais causas de um vazamento de água?

Em primeiro lugar é importante passarmos pelas etapas construtivas dos apartamentos:

Construção do Apartamento: Durante a fase de obras as construtoras utilizam métodos construtivos e normas técnicas na construção dos imóveis, também são empregados controles e testes de qualidade em cada etapa, tudo isso para impedir que ocorram patologias após a entrega do imóvel. Todo o trabalho é executado e fiscalizado por profissionais habilitados: Engenheiros, Mestres, Encarregados, Técnicos e Oficiais. 

Porém por se tratar de um trabalho artesanal, podem ocorrer falhas durante esse processo. Em casos de vazamentos dentro do período de garantia e for detectado falha na etapa da construção do imóvel, a solicitação é atendida pela construtora.

Reformas dos Apartamentos: Após a entrega das chaves aos proprietários, iniciam o processo de reforma dos apartamentos e é nesta fase que identificamos o maior número de casos envolvendo vazamentos nas unidades autônomas. Os principais motivos que ocorrem os vazamentos nesta etapa são: 

  • Reformas realizadas sem o acompanhamento e fiscalização de profissional habilitado;
  • Derivações/alterações das instalações hidráulicas originais entregues pela construtora;
  • Alteração dos revestimentos originais em ambientes com impermeabilização, ex: banheiros;  
  • Falta de conhecimento das instalações existentes da unidade;

Destacamos que todas as reformas em unidades privativas devem seguir as exigências da NBR 16280 – REFORMA EM EDIFICAÇÕES, além da apresentação de ART e Memorial Descritivo de reforma, a documentação deve ser encaminhada e submetida a aprovação da sindicância do condomínio.

Nos casos em que o vazamento são provenientes das reformas realizadas nas unidades privativas, a responsabilidade de correção dos danos é do proprietário. Por isso a importância da realização das reformas com profissionais habilitados, desta forma, você poderá contar com a garantia do contratado pela reforma.

Independentemente de qual seja o motivo, é essencial contar com um profissional capacitado, pois ele saberá dizer se o problema realmente está ali e quais são as possíveis causas. 

Para isso, é importante contar com a ajuda de um profissional capacitado para identificar se há, de fato, um vazamento de água e, posteriormente, por qual motivo o problema surgiu no imóvel.

A partir daí, ele saberá dizer quais materiais são necessários e quais ações devem ser tomadas para corrigir o problema da maneira mais eficiente possível.

O que são vazamentos horizontais e verticais?

Antes de explicar sobre os tipos de vazamentos, é importante que você entenda um pouco melhor sobre como funcionam as redes e tubulações em prédios. A horizontal conta com canos que atendem os apartamentos. A vertical é usada para conduzir esgoto e água para todos os andares.

O manual sobre personalização da construtoraPowered by Rock Convert

Visto isso, é necessário identificar o que de fato causou o vazamento, e assim, direcionar as responsabilidades.

  • De modo geral, quando o morador é responsabilizado pelo reparo, o síndico acompanha a solução do problema e faz a mediação quando a questão envolve algum vizinho.
  • Quando a responsabilidade é atribuída ao condomínio, o síndico é quem vai atrás das resoluções.

Contudo, essas alternativas podem variar de acordo com o processo adotado em cada condomínio. 

Como o vazamento de água pode ser identificado?

Não existe uma receita de bolo, pois cada caso é avaliado de forma individual. Porém, de modo geral, podemos dizer que o proprietário pode identificar (como é o caso de quando surgem manchas) ou por meio do trabalho de um técnico.

Quando você não consegue ver, a situação fica um pouco mais complicada. Ainda assim, existem alguns indícios de que o problema está ali e precisa ser resolvido. Veja, a seguir, quais são os principais deles.

Conta de água mais cara

Essa é uma das melhores formas de detectar algum vazamento em casa. Se a conta de água aumentou sem alguma explicação aparente, é um forte indício de que existe algum problema em casa.

Hodômetro alterando mesmo sem consumo

Você pode fazer um teste simples para confirmar a suspeita de um vazamento. Nesse caso, basta fechar o hidrômetro por um tempo (pode ser por uma ou duas horas, por exemplo) e deixar de utilizar qualquer equipamento que aumente o gasto de água, como descarga e torneiras. Registre qual é o consumo no hodômetro.

Depois desse período sem utilizar nada, volte novamente no hodômetro e veja qual é o consumo que está registrado. Se o número não for o mesmo de antes, é sinal de que realmente existe um vazamento de água ali.

Avaliação de um técnico

Por outro lado, se você acredita que possa haver um vazamento de água, mas não consegue identificar por conta própria, o ideal é chamar um profissional especializado, que vai fazer as avaliações adequadas e dizer se realmente existe o problema e o que deve ser feito para solucioná-lo.

Como proceder ao identificar um vazamento de água?

Em um contexto geral, o primeiro passo em caso de vazamento de água é informar o síndico para que ele possa adotar as ações necessárias. A partir daí, deve-se entrar em contato com uma empresa ou um profissional especializado no assunto. Ele vai até o local e fará os procedimentos necessários para identificar onde está o problema e quais são as possíveis causas.

Se o seu imóvel passou por reforma, é necessário acionar o responsável pelo serviços para auxiliar na identificação.

Nesse momento, começa a identificação e distribuição das responsabilidades no que diz respeito aos reparos. Normalmente, o caminho ideal é tentar solucionar as coisas de maneira amigável — o que é fundamental para evitar desgastes com os vizinhos e a administração do condomínio.

Caso isso não seja possível, é emitida uma notificação formal para o morador responsável pelo vazamento, informando que a solução precisa ser adotada em caráter de urgência. Essa medida é importante para o caso de ser necessário ir além e buscar medidas judiciais para resolver a questão de uma vez por todas.

Apesar de trazer transtornos para os moradores, o vazamento de água pode ser solucionado com certa agilidade, desde que seja identificado com rapidez e as ações sejam adotadas em um curto período. Contar com um profissional ou uma equipe qualificada é fundamental para que isso seja feito com eficácia. Quanto mais cedo os esforços forem empregados, menores serão o desperdício desse recurso e os prejuízos financeiros (com o aumento na conta de água e possíveis reformas).

O artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre vazamento? O que acha de aproveitar para continuar acompanhando as nossas publicações com dicas e informações sobre temas variados? Assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Você também pode gostar