fbpx
ART & DESIGN

Você conhece a decoração tropicalista? Saiba como inserir brasilidade ao seu lar!

29/07/2020

Cores alegres, mistura de estilos e inúmeras estampas são alguns dos conceitos que fazem parte do design tropicalista

A decoração reflete a energia brasileira, sendo encontrada em vários projetos no país e até no exterior, transmitindo vivacidade, frescor e conectando o ambiente à natureza exuberante das terras tupiniquins.

Além de um clima festivo, a decoração tropicalista é uma maneira de resgatar as origens históricas do Brasil e, ao mesmo tempo, criar um espaço intimista, diferenciado e elegante.

Por isso, mesmo para os mais sofisticados, o tropicalismo é uma alternativa viável para o design de interiores.

Você conhece a decoração tropicalista? Acompanhe o artigo de hoje e saiba como inserir esse toque de brasilidade ao seu lar!

O que é o tropicalismo?

O tropicalismo teve início como um movimento cultural de vanguarda, que ocorreu no Brasil entre os anos de 1967 e 1968, principalmente na música, mas que influenciou as mais diversas expressões artísticas em plena ditadura militar.

Libertário e revolucionário, o movimento tropicália (como também era chamado) buscava se afastar do intelectualismo da Bossa Nova e se aproximar da cultura popular. Não é à toa que as músicas da época misturam um pouco do samba, do rock e da psicodelia.

A experiência estética do tropicalismo era aberta, sincrética e inovadora, sendo um reflexo da modernidade que caminhava a passos largos no Brasil. 

Diante disso, não só a música aparece como uma representante do movimento, mas também o estilo das roupas, misturando cores e tonalidades, muito parecidas com a moda hippie.

Não demorou muito para que o tropicalismo invadisse o design de interiores, influenciado pela ideia de brasilidade, autenticidade, modernidade e inovação. 

Ao longo dos anos, esse estilo vai e volta como uma tendência de decoração nas casas, sendo parte do paisagismo contemporâneo dos lares brasileiros.

3 dicas para usar a decoração tropicalista na sua casa

Um dos projetos mais inspiradores na decoração tropicalista é o espaço “Yes, we have bananas”, em Porto Alegre (RS), feito pelo arquiteto Henrique Steyer. 

A construção é uma homenagem à música de Carmem Miranda e é uma verdadeira obra de arte do design, com cada detalhe pensado para imprimir brasilidade e sofisticação aos cômodos.

Os espaços são pensados para expressar a diversidade cultural do Brasil e, em cada canto da casa, é possível identificar uma época, uma região e um povo, em uma mistura de estilos e tendências.

Mas como usar esses conceitos na decoração da sua casa? Abaixo, veja algumas dicas de design tropicalista!

1 – Misture cores e estampas

Uma das características mais marcantes do tropicalismo é a mistura de cores e estampas, com tonalidades vivas e desenhos que remetem à natureza.

Dessa forma, é possível usar tecidos rústicos para decoração como patchwork, ou colados diretamente nas paredes, como uma espécie de papel ornamentativo.

Ao mesmo tempo, as cores vibrantes acompanham o contrastes de tons mais suaves, como a combinação entre o amarelo e o bege. Vale investir na criatividade, mas sem exageros, para que o ambiente não fique “pesado”.

A ideia é assumir uma estética tropical, incorporando elementos carregados de brasilidade e calor. Por vezes, o design é maximalista e um pouco Kitsch, porém tem um bom humor e espaço reservado para a natureza.

Inclusive, as estampas podem aparecer em todos os móveis – com estofados sob medida, é possível ter um artigo único, criativo e bem à moda brasileira.

2 – Tenha móveis em madeira

Nada mais brasileiro do que a madeira, não é mesmo?

Por isso, o design tropicalista privilegia os móveis em madeira maciça, ou até mesmo em MDF, como os clássicos móveis planejados para cozinha

Além de acompanhar a tendência decorativa, a mobília sob medida também oferece inúmeras vantagens, incluindo:

  • Maior resistência e durabilidade;
  • Valorização do imóvel;
  • Melhor otimização do espaço;
  • Mais organização dos elementos.

É possível usar tons de verdes na decoração, pois a cor harmoniza muito bem com a madeira, além de imprimir todo um estilo tropicália à sua casa.

3 – Use plantinhas na decoração

As folhagens em vasos ou cachepots, tanto na área interna quanto externa da casa, ajudam a compor a decoração tropicalista. 

Afinal de contas, o Brasil é conhecido pela sua exuberante natureza, então, nada melhor do que trazer plantas para casa.

Além disso, algumas mudas de pau-d’água, pequenas palmeiras e flores transferem uma sensação de tranquilidade e aconchego. O toque verde também proporciona um ambiente mais fresco, o que é ótimo para renovar os ares.

Conclusão

Gostou das dicas? Com um pouco de criatividade e usando elementos da própria cultura brasileira, você terá um espaço tropical dentro de casa, acompanhando a tendência de uma decoração moderna, divertida e sofisticada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar